Setor cervejeiro de Guarapuava é destaque de festival em Foz do Iguaçu

Na 18ª edição de um dos maiores eventos do segmento turístico brasileiro, não poderia faltar o estande da Secretaria de Turismo e Eventos de Guarapuava. Em uma área privilegiada para exposições com mais de sete mil metros quadrados e com a presença de mais de 1300 marcas dos diversos segmentos da cadeia turística, como destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros, o município da Região Central do Estado, mais uma vez foi destaque.

Fazendo jus ao título que lhe foi conferido como a “Capital da Cevada e do Malte”, neste Festival são expostas quatro das melhores cervejas artesanais guarapuavanas, eleitas no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, Santa Catarina.

Em parceria entre a prefeitura e o Núcleo Setorial de Cervejarias de Guarapuava, os mais de oito mil visitantes que devem passar pelo evento terão a oportunidade de degustar as cervejas da Hank Bier, Água do Monge, Metzgerbier e Jordana Bier. No cardápio cervejeiro, estão a Red Lager, Cream Ale, Weizen, Belgian Blond.

Para o presidente do Núcleo Cervejeiro, Thomaz Felipe Tensini Moreira, essa oportunidade está sendo de grande valia tanto para a apresentação dos produtos, quanto para representar a cidade, em um evento de nível internacional como este. “Todas as pessoas estão elogiando muito o nosso município pelas belezas que tem e, claro, pelo elevado nível das nossas cervejas”, destacou Thomaz.

A tarde de quinta-feira (1), foi bem movimentada no estande de Guarapuava, recebendo a visita de agentes de turismo e negócios e autoridades. Quem passou pelo local foi a Ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, que enfatizou a importância da cidade em participar desse grande festival e destacar o que tem de melhor. “Guarapuava, mais uma vez, está mostrando a sua identidade para o Brasil e o mundo. Que com essa grande retomada do Turismo, possamos ser parceiros para os futuros projetos”, pontuou a ministra.

A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, ressaltou o grande movimento do estande no primeiro dia de Festival. Conforme completou, é gratificante receber tantas visitas de pessoas ligadas ao setor do turismo e autoridades interessadas em saber mais sobre Guarapuava, bem como, em querer conhecer o que o município pode oferecer no setor. “Esse é o terceiro ano que participamos. É sempre muito gratificante poder conversar com as pessoas e destacar o que Guarapuava tem de melhor neste setor turístico. Estamos preparados para receber a todos”, salientou Katriane.

Para a agente de viagens, Walkiria Matias, do Rio de Janeiro, que participa do Festival com um grupo de 44 pessoas ligadas ao segmento, Guarapuava pode ser um destino a ser explorado e já está em seu roteiro para conhecimento. “No Rio de Janeiro, temos um grande público no setor do turismo cervejeiro, e a cidade de vocês pode estar como um local fixo para visitarmos”, disse.

Mara Killer, da Agência de Viagens Iamanjá de Puerto Iguazú, Argentina, disse que visitar Guarapuava faz parte dos planos de muitas pessoas de seu País. “Temos muito interesse em levar pessoas para Guarapuava. Argentino gosta muito de cerveja e será um prazer oferecer mais esse destino muito em breve”, destacou Mara.

Deixe um comentário

Já conferiu a sua conta de luz? Saiba o que está pagando na fatura todos os meses

Em Guarapuava, outono tem sido marcado com temperaturas típicas de inverno; clima também pode causar impacto na sua conta de energia

O outono chegou e em Guarapuava a nova estação tem sido marcada por dias com temperaturas típicas de inverno. E você sabia que esse clima também pode causar impacto na sua conta de energia? Principalmente porque nos horários mais friozinhos, o chuveiro elétrico e até o aquecedor acabam assumindo o posto de “vilões do consumo de energia”.

“Por isso, é importante adotar práticas de uso eficiente da energia elétrica. Alguns hábitos, quando replicados por toda a família, contribuem para a economia de energia em qualquer época do ano”, reforça o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

A orientação do gerente da Energisa tem ainda mais importância quando se compreende o que vem cobrado na fatura de energia. “A conta de energia não é apenas o cálculo do consumo. Ela é a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente”, explica, acrescentando que quanto maior o consumo, maior a incidência de impostos sobre o valor da fatura.

O que pago? Para quem pago? 

De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, já estão embutidos outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece.

Na conta de energia estão cobrados os valores referentes ao consumo do imóvel em kWh no mês; custos da geração, transmissão e distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais); encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.

De forma prática, na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), 19,2% do valor da conta é repassado para a distribuidora. Ou seja, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 19,20 ficam com a Energisa.

Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Outros 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, enquanto 14,1%