Nesta terça-feira (12), o grupo “Informação Salva Vidas”, realizou a blitz educativa em diversos pontos de Guarapuava, com a entrega de panfletos e orientação à população. Com o tema “Quem cuida da mente, valoriza a vida”, a campanha Setembro Amarelo reforça, além da discussão sobre o assunto, o desenvolvimento de ações públicas na atuação preventiva ao suicídio.
O grupo reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas, as secretarias municipais e a sociedade civil, com objetivo de promover ações relacionadas à prevenção ao suicídio. A equipe trabalha, ainda, no sentido de criar uma rede de apoio, com intuito de fortalecer as atividades sobre o tema para além do mês de setembro.
“É muito importante para a nossa Secretaria fazer parte desta ação. Pois cuidar do trânsito também diz respeito em se preocupar com a saúde mental de quem trafega pelas vias”, destacou o secretário de Trânsito e Transportes de Guarapuava (SETRAN), Adalberto Campos.
“Nosso principal intuito com estas ações, é levar a informação e o conhecimento a respeito da saúde mental para o maior número de pessoas possível. Queremos que essas informações cheguem para todos. Além disso, é importante ressaltar que o projeto fala sobre saúde mental todos os meses do ano”, explicou Janaina Gomes Bonete, do setor de comunicação do projeto.
O Janaína fez questão de ressaltar que a melhor forma de abordagem em casos de crise ou sinais de pensamentos suicidas, sempre será a acolhida e a escuta sensível, isenta de julgamentos.
Os locais para buscar ajuda são Serviços de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Emergência: SAMU 192, Pronto Socorro, Hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Batel, Unidade de Urgência e Emergência Primavera e Trianon.
Além da blitz realizada pela manhã, ainda nesta terça-feira, diversos pontos da cidade recebem as equipes do grupo. As ações ocorrerão das 10h às 18h, na área central da cidade, como na Rua XV de Novembro e na Estação do Terminal da Fonte.