Servidores de Guarapuava fazem visita técnica a Fortaleza

Nesta terça-feira (27), uma equipe de servidores iniciou uma visita técnica ao Município de Fortaleza-CE, em busca de referências de projetos de desburocratização de licenças, alvarás, serviços e políticas públicas que possam aperfeiçoar a gestão administrativa guarapuavana.

Entre os locais visitados no período da manhã, está o HUB de inovação BrasilLab, que conseguiu reduzir o tempo para abertura e formalização de negócios. Atualmente, as principais licenças e autorizações municipais são emitidas de forma on-line, imediata ou em até 30 minutos. Um trabalho reconhecido pela Endeavor, organização global sem fins lucrativos de estímulo ao empreendedorismo.

“Nós buscamos referências de sucesso em outros municípios que impulsionem ações da mesma natureza aqui. É muito mais rápido quando entendemos quais são os caminhos, os investimentos a serem tomados e, principalmente, as dificuldades que ocorrem nesse processo em busca da desburocratização e da eficiência dos serviços”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sávio Denardi.

O grupo foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, que apresentou os projetos de estímulo ao empreendedorismo. No total, já são 38 dos principais serviços municipais que foram desburocratizados e digitalizados.

A missão técnica promovida pelo programa EMPRIME, em parceria com o SEBRAE, também conheceu a Citinova – Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, que estimula a energia criativa, a difusão de conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologias para promover soluções de problemas urbanos e o aumento do bem-estar da população.

A agenda de compromissos seguiu à tarde na secretaria de Finanças para os servidores conhecerem os projetos de Cadastro Multifinalitário, benefícios fiscais, compartilhamento de dados e convênios com a Receita Federal do Brasil, Redesim, Portal de Cadastros, Gov.Br.

“O programa EMPRIME tem o compromisso de desenvolver políticas públicas que fortaleçam o empreendedorismo e a melhoria dos serviços públicos, beneficiando diretamente o cidadão. Essas experiências se transformam em iniciativas e projetos, dando um salto de desenvolvimento e modernização da gestão”, explica Ana Cláudia Klosouski de Andrade, coordenadora do programa.

Nesta quarta-feira (28), os compromissos estão voltados para o sistema de Governança Digital, que promove a Integração com cidadão, licenciamento urbano, ambiental e licenciamento sanitário.

Participam da missão técnica, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Finanças, Habitação, Planejamento e Urbanismo, além de servidores das respectivas Secretarias e da Secretaria de Saúde.

Deixe um comentário