Serviços da prefeitura ficarão fora do ar durante atualização do sistema

Guarapuava está modernizando o atendimento ao cidadão e as atividades na prefeitura, no Instituto de Previdência – GuarapuavaPrev, na Fundação Proteger e em diversos setores internos, com a implantação de um novo sistema de gestão pública.

O software utilizado atualmente, funcionava no modelo de cliente-servidor. Já com o novo sistema, funcionará como hospedagem em nuvem e em uma linguagem mais moderna. A migração dos dados ocorrerá do dia 23 e vai até o dia 27 de agosto.

“Essa iniciativa é uma maneira de dar mais transparência e otimizar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão de Guarapuava. Teremos um controle mais eficaz e seguro, e nossos colaboradores terão uma ferramenta moderna e mais prática para desenvolver seu trabalho”, disse a secretária de Administração, Doraci Senger Luy.

Para o cidadão, o acesso ao novo sistema trará economia de tempo e praticidade, com o acesso aos serviços pelo site da prefeitura, sem precisar se deslocar até o setor responsável no órgão público.

Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do município, Luiz Augusto de Abreu, os servidores e usuários externos, como engenheiros, contadores e arquitetos, passarão por treinamento presencial e/ou remoto para conhecer a nova ferramenta.

Ainda segundo ele, a plataforma será uma opção rápida e prática, evitando retrabalhos. “O novo sistema possibilitará maior segurança, agilidade, compartilhamento e disponibilidade da informação em tempo real e é mais um passo do Programa Guarapuava Digital”, ressaltou.

Sendo assim, devido a migração, apenas a emissão de nota fiscal eletrônica, continuará sendo feita. Os demais serviços como protocolo web, emissão de certidões, IPTU, tanto no site quanto atendimento presencial, estarão suspensos.

Deixe um comentário

Casais guarapuavanos poderão participar de casamento coletivo no próximo mês

Prefeito de Guarapuava participou de reunião com desembargadora sobre o evento que ocorre no dia 18 de maio; inscrições vão até dia 09

O Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, participou nessa quinta-feira (10), de uma reunião com a desembargadora Joeci Machado Camargo para falar sobre o Casamento Coletivo 2025, que ocorrerá na Arena da Baixada, em Curitiba. Ação teve objetivo de convidar os casais guarapuavanos a fazerem parte desse grande momento de celebração e cidadania.

O Casamento Coletivo é um evento tradicional promovido por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Sesc Senac PR e diversas instituições que oferecem estrutura e suporte para tornar esse sonho possível. A próxima edição será realizada no dia 18 de maio de 2025, e as inscrições estão abertas até 09 de maio de 2025, sendo elas gratuitas.

Durante sua fala em Guarapuava, a Desembargadora Joeci reforçou a importância do evento, que vai além da oficialização de uniões. “O casamento coletivo é uma ferramenta de inclusão social, garantindo dignidade, segurança jurídica e amor. É uma celebração da cidadania”, destacou.

Quem pode participar

Podem se inscrever casais maiores de 18 anos, de todo o estado do Paraná, que desejam oficializar sua união civil. A prioridade é dada para aqueles em situação de vulnerabilidade social, mas o evento é aberto a todos que desejam realizar o casamento com o apoio do projeto.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de maio de 2025. Para isso, os casais devem se inscrever no Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência, levando a documentação exigida.

Documentos necessários:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa
  • Comprovante de residência.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Alves, destacou os próximos passos para a participação dos guarapuavanos. “Então o nosso desafio agora, é encontrarmos um casal, mas como o prefeito Baitala solicitou, nós queremos levar mais de um casal, afinal temos alguns pedidos quanto a isso. Então agora nós vamos nos organizar e buscar levar esse ou esses casais para esta iniciativa no dia 18 de Maio”, disse Helena.