SENAR-PR retoma cursos presenciais a partir de 13 de outubro

Após mais de seis meses, o SENAR-PR retoma, a partir do dia 13 de outubro, parte dos seus cursos presenciais (confira a lista abaixo) em diversos municípios do Paraná. A medida adotada pela entidade atende às orientações dos decretos locais, que permitem a realização de capacitações conforme as orientações dos órgãos de saúde.

Os cursos presenciais do SENAR-PR foram interrompidos no final de março. Na época, a decisão estava alinhada à necessidade da quarentena e do isolamento social, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, além de decretos federal, estadual e, até mesmo, alguns municipais.

Por medida de segurança, alguns dos cursos do SENAR-PR ainda não serão disponibilizados no formato presencial. As capacitações nos dois Centros de Treinamentos Agropecuários do SENAR-PR, em Ibiporã, na região Norte, e Assis Chateaubriand, na região Oeste, também não serão retomados neste primeiro momento.

Para o retorno das aulas presenciais, o SENAR-PR elaborou um documento com uma série de protocolos, para garantir a saúde dos produtores, trabalhadores rurais, familiares e dos instrutores da entidade. As medidas envolvem desde o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social em sala de aula e até a redução do número de participantes por turma.

“Durante esse período de quarentena, o SENAR-PR realizou uma série de processos para atualizar os instrutores, os planos de aulas e as condições físicas dos locais para quando voltassem os cursos. A partir de agora, nas cidades onde existem decretos que permitam aula presencial, estamos retornando as atividades, seguindo todas as regras de segurança”, afirma Débora Grimm, superintendente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A partir de agora, os locais que vão receber as aulas serão supervisionados para verificar se atendem aos protocolos de segurança e distanciamento social. Ainda, os produtores e trabalhadores rurais que forem fazer um curso do SENAR-PR, além dos materiais didáticos, vão receber um kit de segurança com máscaras e álcool em gel. E, antes do início das aulas, o instrutor responsável vai realizar uma apresentação para reforçar as medidas de segurança.

Dentre os diversos cursos que serão retomados, dois em especial possuem detalhes específicos. O título “Inspetor em Manejo Integrado de Pragas em Soja (MIP-Soja)”, na safra 2020/21, será ofertado em dois formatos: híbrido (parte a distância e parte presencial) e totalmente presencial. Já os cursos dos Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) vão acontecer apenas à distância.

Deixe um comentário

Concurso da Sanepar tem resultado homologado e editais publicados

Com a homologação, fica definido o resultado e a classificação dos candidatos para as vagas e para o cadastro de reserva de acordo com cada cargo e especialidades

Os resultados do Concurso Público da Sanepar foram homologados e os editais foram publicados na edição nº 11.876, desta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado do Paraná – Comércio, Indústria e Serviço. Com a homologação, fica definido o resultado e a classificação dos candidatos para as vagas e para o cadastro de reserva de acordo com cada cargo e especialidades, divulgada nos editais de 21/03/2025, disponíveis nos sites do Instituto AOCP e da Sanepar.

O diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, reafirma que a Sanepar é um destino desejado para aqueles que buscam um futuro promissor e gratificante. “A medida que os candidatos forem chamados e passarem a integrar o grande time que cuida do saneamento do Estado poderão comprovar que a Sanepar é uma empresa extraordinária para se trabalhar e poderão se somar aos demais empregados que orgulham o Paraná de ter excelentes indicadores de saneamento por meio do seu edificante trabalho nas áreas operacionais, técnicas e administrativas”, avalia.

As vagas e formação de cadastro de reserva para nível superior, previstas no Edital 03/2024, são para as especialidades de administrador, advogado, analista de informática, arquiteto urbanista, assistente de comunicação–jornalismo, assistente de comunicação–publicidade e propaganda, assistente social, bibliotecário, biólogo, bioquímico, contador, economista, enfermeiro do trabalho, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartógrafo, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geógrafo, geólogo, psicólogo e químico.

Para o nível técnico as vagas e formação de cadastro de reserva para técnico ambiental, previstas no Edital 02/2024, são para técnico em agrimensura, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em informática, técnico em mecatrônica, técnico em segurança do trabalho, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico.

A especialidade de nível médio, prevista no Edital 01/2024, é para agente de suporte para 126 cidades paranaenses.

Dentre os resultados estão atendidas as cotas de 10% das vagas para pessoas com deficiência, 10% para pessoas negras e, pela primeira vez, 2% para mulheres vítimas de violência doméstica, conforme estabelece a Lei Estadual do Paraná 19.727/2018.

Vigência – O concurso tem validade de dois anos, a partir desta terça-feira (22) e poderá ser prorrogado por igual período por interesse e conveniência da Sanepar.