Semana Literária recebe frequentadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

Nessa quarta-feira (29), aproximadamente 30 crianças acompanharam um espetáculo infantil apresentado na 40ª Semana Literária do SESC. “Hoje as crianças assistiram o espetáculo da ‘Cigarra da Formiga’, uma obra lúdica e que a gente sabe que para muitos pode ter sido o primeiro contato com a arte, o acesso a essas atividades diferenciadas é a proposta do SESC para levar cultura para todos os públicos”, explicou Kelin Sander, técnica de atividades do SESC.

Para a coordenadora da Proteção Básica, Cibeli Tozzi, ações como essa são um passo importante para inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes através da arte e cultura. “A possibilidade de novas vivências que eles estão tendo aqui, é de fundamental importância no futuro, pois através da arte e da cultura se desenvolvem intelectual e cognitivamente, sendo propulsoras no fortalecimento de vínculos”, salientou.

As atividades respeitam os protocolos sanitários, incluindo a quantidade limitada de pessoas participantes. As demais oficinas ocorrem nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Entre elas, estão aulas de violão, musicalização, contação de histórias, judô, futsal e futebol.

Ana Clara, de 9 anos, participa toda a semana das atividades oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizadas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Por meio de parcerias, os participantes também fazem atividades externas, a exemplo das que ocorrem na sede do Serviço Social do Comércio (SESC), duas vezes na semana. “Gosto muito das atividades, a gente brinca, joga e faz tarefa. Tenho várias amigas e as professoras são bem legais também”, disse ela.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).