Semana do Meio Ambiente tem coleta de resíduos eletrônicos na cidade
Marcando mais uma ação da XI Semana do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 8, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAG), em conjunto com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), via Núcleo de Educação Ambiental, realiza a coleta de materiais eletrônicos. A iniciativa vai até sábado (08), na Praça Cleve.
“Na Semana do Meio Ambiente, nada mais importante do que refletir sobre nosso papel na construção de um futuro mais verde e sustentável. E nesse cenário, o descarte correto do lixo eletrônico se torna crucial para a preservação ambiental e a saúde pública. Equipamentos eletrônicos como celulares, computadores, televisões e eletrodomésticos contêm diversos materiais tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio. Quando descartados em aterros sanitários ou lixões a céu aberto, esses componentes contaminam o solo e a água, colocando em risco a saúde de toda a população”, destacou o Secretário da SEMAG, Vinícius Kaminski Milazzo.
A XI Semana do Meio Ambiente: Problematizando os Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos, iniciou neste domingo (2), na 2ª edição da Pedalada Ambiental. Ao longo dos sete dias, serão realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas e diversas outras atividades. O objetivo da iniciativa é ampliar a sensibilização e promover o conhecimento socioambiental para toda a comunidade local.
“Mais do que participar de eventos e atividades pontuais, o que realmente importa é que cada um de nós incorpore em seu dia a dia hábitos e práticas sustentáveis. Pequenas mudanças em nosso comportamento podem fazer uma grande diferença no futuro do planeta”, completou Vinicius.
O Brasil é o quinto maior produtor mundial de lixo eletrônico, entretanto recicla somente cerca de 3% do material descartado, segundo estimativas do setor. Pensando nisso, a SEMAG está recebendo computadores, celulares, televisores, impressoras e outros eletrônicos que serão descartados corretamente.
Segundo a chefe da Divisão de Práticas Ambientais da SEMAG, Anna Karolina Kowalski, o objetivo da ação é manter a cidade organizada, evitando o descarte incorreto desse tipo de material e a contaminação dos lençóis freáticos.
“A coleta de eletrônicos é muito importante porque as pessoas descartam esse tipo de material incorretamente. Muitos possuem metais pesados como chumbo, cádmio, ferro e em contato com o Meio Ambiente é muito prejudicial. Então é muito importante essa conscientização das pessoas para que não joguem nos bota-fora e nem em terrenos baldios. Pilhas, baterias, celulares, não podem ser descartados em lixo comum”, destacou.
A ação conta com o apoio da SUC Ambiental. Após a coleta, a empresa vai fazer a destinação correta dos materiais e apresentar o certificado da quantidade de resíduos arrecadados durante a semana.
Nos dias 4 e 5 de junho, a coleta será das 9h às 16h, e nos dias 6 e 7 de junho, das 9h às 12h. O descarte de materiais de linha branca pode ser agendado no local.