A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), reforça a orientação do Ministério da Cidadania, em relação a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A Secretaria destaca que somente é necessário que o cadastro seja atualizado de dois em dois anos.
“Percebemos um aumento na demanda de pessoas procurando por atualização de cadastro nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Isso está acontecendo, após veiculação nas mídias, sobre uma orientação nacional de término do prazo de atualização do CadÚnico. Reforçamos a nossa orientação, de que não é necessário que as pessoas vão até as unidades. Em Guarapuava, temos realizado essa atualização com antecedência, orientamos aos inscritos no CadÚnico que a atualização seja feita no período de um ano e meio, para evitar transtornos com filas perto do prazo de dois anos”, enfatizou a coordenadora da Proteção Social Básica, Cibele Tozzi.
A SEMADS explica, ainda, que existem exceções em alguns casos específicos, como: Alteração de renda da família (Aumento ou diminuição da renda mensal); Mudança na composição familiar (morte de alguém, nascimento, separação ou casamento); Troca de endereço ou troca de unidade escolar de crianças e adolescentes. Nestes casos, essa atualização pode ser feita antes.
De acordo com a Secretaria, durante o mês de novembro, os plantões de atendimento nas unidades do CRAS já estão programados para os sábados. No dia 05 de novembro no CRAS I, e dia 26 de novembro no CRAS IV, no horário das 8h às 12h e das 12h30 às 16h.