Selo Clima Paraná é destaque em publicação nacional

O programa Selo Clima Paraná foi selecionado, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), para compor a publicação “Boas Práticas Estaduais pelos Compromissos Climáticos”. A edição online, da Abema reúne iniciativas dos estados brasileiros que têm o objetivo de reduzir as emissões de carbono e promover a adaptação aos impactos das mudanças climáticas.

O programa é do Governo do Paraná, gerido pela secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), onde as organizações privadas são incentivadas a medir, divulgar e reduzir a Pegada de Carbono.

Esse incentivo é feito por meio de um selo, que é ofertado, anualmente, em três categorias: Original (para empresas que submetem ao governo inventários simplificados de emissões de gases de efeito estufa – GEE); Ouro (para inventários completos de emissões, que observem as normas ABNT-ISO, verificados por terceira parte independente e representada por auditores acreditados pelo Inmetro); e Ouro Plus (para inventários completos, também verificados por terceira parte independente acreditada pelo Inmetro, atestando redução de emissões).

Boas Práticas – De acordo com a publicação nacional, entre os fatores de sucesso do programa paranaense estão a ampla exposição na mídia, divulgando a imagem de empresa ambientalmente sustentável; a aderência a aspirações das cadeias globais de comércio, que valorizam produtos com baixo conteúdo de carbono; a oferta de ferramenta de cálculo simplificada para auxiliar na elaboração de inventários; além de seminários de divulgação e treinamento promovidos pela Sedest em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O documento ressalta, ainda, o prestígio da cerimônia solene de outorga dos selos; a transparência das normativas e decisões; a pronta resposta a questionamentos e mensagens, sempre com e-mails padronizados; a recomendação do uso de ferramentas de cálculo e diretrizes metodológicas do programa brasileiro GHG Protocol, disponíveis na internet e permanentemente atualizadas; e a ausência de burocracia, sendo todas as interações e remessas de documentação feitas online.

Próxima Edição – O Selo Clima Paraná já teve cinco edições. Ao todo, 151 selos foram outorgados para empresas de diversos ramos de atividade. A expectativa para este ano é uma participação mais expressiva de empresas do agronegócio por ser um setor representativo no PIB do Paraná, cada vez mais exposto às cadeias globais de comércio.

As empresas interessadas em participar da sexta edição do Selo Clima Paraná devem acessar a página www.conexaoambiental.pr.gov.br/Pagina/Selo-Clima-Parana e enviar a Declaração de Emissões até o dia 30 de setembro.

Deixe um comentário