Secult divulga resultado final da etapa de seleção do edital Cultura Viva

A iniciativa busca premiar 21 iniciativas culturais com investimentos para a promoção do setor no Município

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) divulgou o resultado final da seleção para o desenvolvimento da Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O programa visa fortalecer espaços comunitários dedicados à produção cultural e artística, promovendo o acesso à arte e estimulando a participação da população.

Ao todo, 21 iniciativas foram premiadas, 4 ficaram como suplentes e 3 foram desclassificadas. As propostas estão distribuídas em três categorias: Ponto e Pontões de Cultura Popular, Ponto e Pontões de Cultura de Matriz Africana e Pontos e Pontões de Cultura com temática e atuação livres.

“Esse edital é um marco para a valorização da cultura comunitária e para o reconhecimento das práticas artísticas e culturais que surgem dos coletivos e grupos locais. Estamos fortalecendo o diálogo entre a gestão pública e as iniciativas culturais que transformam as realidades das nossas comunidades. É um passo importante para consolidarmos uma rede cultural mais inclusiva e representativa”, destacou o secretário de Cultura, Cristhian Lucas.

Os grupos e entidades selecionados têm até 5 dias úteis para enviar a documentação complementar, utilizando o mesmo protocolo de inscrição, até as 23h59 do dia 17 de dezembro. A documentação exigida varia dependendo do tipo de entidade ou coletivo e inclui itens como cópias do estatuto social atualizado, atas de posse, certidões negativas de débitos e documentos pessoais do representante ou membros do coletivo.

Para a pré-certificação como Ponto de Cultura, é necessário apresentar o comprovante de solicitação de ingresso no Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, além de certidões negativas e outros documentos relacionados. A comprovação de endereço pode ser feita por contas em nome da instituição ou declaração assinada pelo agente cultural, sendo dispensada em casos específicos, como comunidades indígenas, quilombolas ou itinerantes.

A Secretaria de Cultura verificará a situação do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) das entidades e poderá solicitar documentos adicionais, caso necessário. As substituições de representantes são permitidas com aprovação da maioria do coletivo, mas não serão aceitas para resolver casos de inadimplência. Entretanto, as candidaturas serão desclassificadas se os documentos não forem enviados no prazo ou em conformidade com o edital.

O resultado será divulgado no Boletim Oficial do Município e no site da Prefeitura de Guarapuava. Aos interessados, é possível apresentar recurso em até três dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à publicação do resultado.

Em caso de dúvidas, a Secretaria Municipal de Cultura está disponível pelo telefone (42) 3142-0740 ou presencialmente na Casa da Cultura Dr. Eurico Branco Ribeiro (Rua Alcione Bastos, 1821 – Alto da XV).

Confira as iniciativas selecionadas, clicando AQUI

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