SECULT abre inscrições para curso sobre Som Para Filmes

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) oferece uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos e capacitar-se para o exercício do ofício sonoro no audiovisual. As inscrições para a capacitação sobre Som para Filmes já estão abertas.

“Esta programação é resultado da descentralização das ações do Governo do Estado que foi tão demandada pela nossa classe artística. É uma oportunidade de especialização e profissionalização dos nossos produtores de cultura, uma programação que historicamente ficava restrita aos grandes centros agora em nossa porta e de maneira gratuita. A Prefeitura de Guarapuava frisa o comprometimento com possibilitar, viabilizar e fomentar estas parcerias, para que cada vez mais tenhamos esse tipo de programação”, enfatizou o secretário de Cultura de Guarapuava, Christian Lucas.

Ministrado pelos professores Luiz Lepchak e Túlio Borges, a formação é voltada para novos profissionais e interessados em capacitar-se para o exercício do ofício sonoro no audiovisual e acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril na Casa da Cultura, localizada na Rua Alcione Bastos, 1821, Alto da XV,  em horários alternados.

No curso, presencial e gratuito, o participante poderá escutar conscientemente cenas de filmes, aprender o uso dos equipamentos de gravação de som, conhecer os recursos e fluxos de trabalho mais utilizados e discutir o papel do Som no processo de contar as histórias.

Valendo certificação e com carga horária total de 15 horas, a formação disponibiliza até 20 vagas, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade e critérios de igualdade entre gêneros na seleção dos participantes. Além disso, o curso que é indicado para maiores de 15 anos, não se exigirá conhecimento ou experiência prévia no tema e contará com acessibilidade para pessoas cegas e de baixa visão.

Cronograma:

-12/04 (sexta-feira) – das 17h30 às 21h.

-13/04 (sábado) – das 09h às 17h.

-13/04 (sábado) – Sessão de Curtas-metragens, das 17h às 19h.

-14/04 (domingo) –  das 09h às 12h.

Para ter acesso ao formulário de inscrição, clique AQUI. E, em caso de dúvidas, pode entrar em contato por meio dos seguintes emails: b.junskowski@gmail.com ou lucaomacedo@hotmail.com.

Deixe um comentário

Itaipu promove campanha de limpeza do lago em parceria com pescadores

Iniciativa terá oito dias de coleta ao longo do mês de abril, em 10 municípios lindeiros, abrangendo vários pontos de pesca

A Itaipu Binacional deu início, na terça-feira (01), à 12ª segunda campanha de limpeza do lago, iniciativa que faz parte do convênio Linha Ecológica, entre a empresa e o Conselho dos Municípios Lindeiros. Ao todo, serão oito dias de atividades realizadas em conjunto com as 12 colônias, envolvendo um total de 353 pescadores. A expectativa é retirar entre 20 e 30 toneladas de lixo do reservatório, conforme a média das edições anteriores.

Mais do que uma ação de melhoria da qualidade ambiental do lago, a campanha tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos; valorizar o papel das comunidades pesqueiras como agentes ambientais; além de destinar parte dos materiais recolhidos a Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) (em média, 30% dos resíduos são encaminhados para reciclagem).

Segundo Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, a Itaipu vê os pescadores como parceiros no cuidado ambiental com o reservatório. “Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais”, afirmou.

Comumente, são retirados diversos tipos de materiais, desde latinhas e garrafas pet a utensílios domésticos, materiais eletrônicos e até móveis. Porém, o mais preocupante são as embalagens de agrotóxicos, óleos combustíveis e lubrificantes. “São contaminantes que comprometem os vários usos do reservatório, como o abastecimento e o lazer, além de se acumularem na cadeia alimentar, com riscos para a saúde humana”, completou Rinaldo.

A atividade começou pela colônia Z12, de Foz do Iguaçu, com a participação de 22 pescadores em 11 embarcações. Ao longo do dia, foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo. Por meio do convênio, a Itaipu apoia a ação fornecendo EPIs (como camisetas com proteção UV, bonés e luvas), combustível e óleo para barcos, sacos de lixo e alimentação para o dia de atividade.

Entre os participantes em Foz, estava o casal Cecílio Panstein Filho e Maria das Graças Ramos da Cruz Panstein. Pescadores desde 1993, eles já participaram de várias campanhas como esta. “Essa ação é muito boa. A gente participa porque beneficia a colônia”, afirmou Cecílio. “Antes de ter essa ajuda da Itaipu tinha ainda muito mais lixo nas barrancas do rio”, completou Maria das Graças.

A campanha segue até o próximo dia 30 de abril. Confira as próximas datas: Santa Terezinha (04/04), São Miguel do Iguaçu (08/04), Itaipulândia (11/04), Santa Helena (15/04), Entre Rios e Pato Bragado (17/04), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/04) e Guaíra (30/04).