SECULT abre credenciamento para apresentações no Teatro Municipal

O Teatro Municipal Marina Karam Primak abrirá, na próxima terça-feira (26), as inscrições para o credenciamento de propostas culturais que desejam utilizar o espaço durante o ano de 2024. O edital da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) estabelece que o período de inscrição começa no dia 26 de dezembro e vai até o dia 26 de janeiro de 2024.

“O nosso Teatro Municipal é um espaço pensado para dar as condições necessárias para diversas categorias de eventos. É um espaço para os artistas de Guarapuava mostrarem seus projetos. A SECULT encoraja que esse espaço seja ocupado por essa classe, os talentos precisam ser mostrados”, ressaltou Rita Felchak, secretária de Cultura de Guarapuava

A seleção das propostas seguirá critérios como prioridade para eventos de teatro, música, dança, artes visuais e outras linguagens artístico-culturais. A ordem de chegada das propostas também será um fator considerado.

As inscrições podem ser feitas pela internet. Os proponentes devem acessar o site oficial da Prefeitura de Guarapuava, no link Guarapuava Digital > Protocolo Web > Emissão de Protocolo. O assunto a ser selecionado é “CULTURA”, e o subassunto é “CREDENCIAMENTO DE NOVAS PROPOSTAS TEATRO MUNICIPAL MARINA KARAM PRIMAK”. Os documentos necessários, como a ficha de inscrição, devem ser anexados à plataforma.

Para facilitar o processo de inscrição, a Secult disponibilizou um tutorial. Os interessados poderão acessar no link que está na bio do Instagram da Secretaria de Cultura.

Os resultados serão anunciados até as 23h59 do dia 2 de fevereiro de 2024, por meio de boletim oficial e na aba específica do Teatro no SITE oficial da Prefeitura Municipal de Guarapuava.

Expectativas para 2024

O Teatro Municipal Marina Karam Primak é frequentado por uma média de 50 mil pessoas anualmente, entre artistas, público e equipe.

“Com a aprovação dos projetos da Lei Paulo Gustavo e a chegada da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, além dos projetos propostos pela administração, a Secretaria Municipal de Cultura prevê que esse número dobre em 2024”, informa Gabriela Oliveira, assessora cultural e coordenadora do Teatro.

Para acessar o edital completo, clique AQUI. Os demais anexos também estão no site da prefeitura.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).