Secretaria de Saúde realiza o curso Capacita Visa

Na manhã desta terça-feira (12),  a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde e o Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5), promovem o “Capacita Visa”.

O evento que ocorre na Sala de Conferências do Centro Universitário Campo Real,  tem o objetivo de garantir a consolidação da gestão da educação em Vigilância Sanitária, respeitando os princípios e diretrizes do sistema único de saúde (SUS).

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Bruna Tembil Batista, representou o prefeito Celso Góes e a secretária de Saúde do municipio, Chayane Andrade Ceroni. Na oportunidade, ela ressaltou a importância do evento para aperfeiçoamento dos servidores que atuam na vigilância sanitária do município e da região.

“Hoje é um dia que será muito proveitoso para aperfeiçoarmos ainda mais o nosso trabalho. Além disso, é uma oportunidadede para troca de ideias enquanto servidores da vigilância e enquanto gestores de saúde. Estamos aqui para integrar essa união entre os servidores, pois muitas vezes existe um ruído de comunicação entre os órgãos que compõem a vigilância sanitária. É de extrema importância que ocorra essa integração”, ressaltou.

O “Capacita Visa” é um programa do Ministério da Saúde do governo Federal que capacita os membros dos municípios presentes e atuantes nas Regionais de Saúde dos Estados. A ação busca promover a participação dos profissionais da vigilância sanitária em ações que possibilitem o desenvolvimento, a qualificação e o aperfeiçoamento de competências necessárias ao desempenho profissional, a fim de atender às necessidades da população no cuidado, na proteção e na promoção da saúde.

Com o tema “A importância da Vigilância Sanitária”, a primeira palestra do evento, foi ministrada pela enfermeira, Raquelli Barbieri. Atualmente, a palestrante atua na seção de Vigilância Sanitária Ambiental e Saúde do Trabalhador da 5ª Regional de Saúde.

“A vigilância sanitária de serviços de saúde e de interesse da saúde tem como objetivos verificar e promover a adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes. Também busca avaliar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos pacientes, dos trabalhadores e ao meio ambiente. Neste momento, vamos fugir um pouco de debatermos apenas sobre regras, normas e Leis. Vai ser um momento mais reflexivo, a respeito do papel da vigilância na rede de atuação ”, explicou Raquelli.

“Comunicação Assertiva”, ministrada pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Bruna Tembil Batista, e explicações sobre a importânsia da Vigilância Sanitária, com a enfermeira da  Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, fizeram parte das explanações do dia.

Deixe um comentário