Secretaria de Saúde promove ações dedicadas ao Janeiro Roxo

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é uma doença que afeta primariamente a pele e os nervos. Embora seja uma das doenças mais antigas da humanidade, ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo quase 30 mil pessoas por ano.

A campanha de prevenção à Hanseníase, intitulada Janeiro Roxo, foi oficializada pelo Ministério da Saúde e endossada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que coordena ações em todo o Brasil. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o País.

Em Guarapuava, durante todo o mês, serão realizadas ações relacionadas ao assunto. Larissa Bento de Azevedo, enfermeira e responsável pela Campanha no município, destaca em que consistem as ações que serão realizadas e a sua importância.

“A Campanha do Janeiro Roxo, traz ações para controle da Hanseníase,(como) busca ativa para detecção precoce dos casos, tratamento oportuno, prevenção de incapacidades e, principalmente, desmistificação da doença. É necessário acabar com o estigma e a discriminação que ainda estão presentes na vida das pessoas acometidas pela doença”, destacou.

Programação

Durante o mês de janeiro, serão realizadas diversas ações relacionadas à Campanha Janeiro Roxo. No dia 13 de janeiro, das 10h às 17h, na Rua XV de Novembro, em frente a Praça Nove de Dezembro, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), promoverá o Dia D da Campanha para conscientização e prevenção da doença.

Além disso, as equipes concederão entrevistas em mídias locais com o intuito de orientar a população em relação à doença.

Por fim, na última semana do mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), serão realizados atendimentos intensificados e específicos voltados à prevenção da Hanseníase.

Deixe um comentário