Secretaria de Saúde de Guarapuava presta contas de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG), e os novos projetos com a plataforma LAURA para o Conselho Municipal de Saúde.

Entre os destaques das ações esteve a plataforma Sara, que vem sendo utilizada em Guarapuava desde o início de janeiro no Call Center para triagem de casos de covid-19 e implementação da telemedicina no município. O desenvolvedor do robô enfatizou que o sucesso do atendimento tem servido como parâmetro para ampliação dos serviços.

“O que está acontecendo aqui, queremos levar para duzentos e vinte milhões de pessoas. Não é justo que Lauras de Guarapuava tenha destinos diferentes de Lauras de outras cidades.

A nossa saúde pela sua posição, ela deve ser uniforme, ela deve ser universal e ela não é, por uma dinâmica muito simples, gestão de recursos e operacionalização de sistemas”, enfatizou Jac Fressato, criador da plataforma e fundador do Instituto Laura Fressato.

A plataforma tem como objetivo atuar em toda a jornada do paciente, facilitando o acesso ao cuidado na atenção primária à saúde e auxiliando no gerenciamento de pacientes em risco no sistema de saúde.

O projeto para a ampliação dos atendimentos com o robô Sara, visa o atendimento e o monitoramento pelo call center de pacientes com hipertensão arterial, que estão sem acompanhamento médico há mais de seis meses.

“Esses pacientes vão ter um acompanhamento mensal pelo robô, sempre intercalando um atendimento pelo Call Center e um na UBS.

Além disso, qualquer alteração do quadro do paciente vai ter um acompanhamento mais de perto e a qualquer momento do dia que a paciente precisar ou sentir uma dor precordial, uma elevação da pressão ele vai ter um médico ali, só entrar no link”, explicou a médica Yisbet Bebert, coordenadora do Call Center.

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