Na última terça-feira (16), foi realizada em Guarapuava uma reunião entre atletas, representantes das associações esportivas e autoridades municipais. O encontro teve como objetivo principal abordar questões relacionadas aos beneficiários do apoio financeiro proporcionado pela Lei de Incentivo ao Esporte (Proesporte).
A reunião contou com a participação do departamento de Convênios, da Controladoria e Procuradoria do Município de Guarapuava, que forneceram orientações cruciais aos presentes. Dentre os assuntos abordados, destacaram-se diversas recomendações da Controladoria sobre as prestações de contas mensais, que agora serão realizadas diretamente no sistema digital do município.
Outra recomendação discutida durante o encontro foi a utilização do Sistema Integrado de Transferência (SIT) do tribunal de contas do Estado do Paraná, visando facilitar o acompanhamento e controle dos recursos destinados aos projetos esportivos.
O secretário de Esportes e Recreação do município, Milton Roseira, falou sobre evento e sua importância para toda a comunidade, priorizando o princípio da legalidade.
“A preocupação do prefeito Celso Góes e a nossa, enquanto Secretaria de Esportes e Recreação, é quanto é quanto ao princípio da legalidade. Isto dá ainda uma segurança muito grande aos atletas, pois podemos prestar contas ao Tribunal de Contas dos valores investidos. Com isso, trabalhamos com transparência e dentro da legalidade”, explicou o secretário.
A responsabilidade pelas atualizações de documentos necessários para a efetivação dos repasses financeiros também foi discutida, ressaltando a importância de manter todos os registros em dia. Além disso, foram mencionados os relatórios finais, que serão essenciais para a conclusão dos Termos de Fomento entre as partes envolvidas.
Além dos temas contábeis, foram tratados de outros assuntos pertinentes aos trâmites de documentos dentro do Portal do Servidor, buscando aprimorar a eficiência e agilidade dos processos burocráticos.
Fabio Roberto Lustosa, gestor de Projetos Esportivos da Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava, falou do comprometimento do prefeito para com a Pasta, o que demonstra cuidado para com as atividades no município.
Ele pontuou, ainda, que reunião proporcionou um espaço valioso para a troca de informações e alinhamento entre os beneficiários da Lei de Incentivo ao Esporte, as associações esportivas e as autoridades municipais. Com essas diretrizes e recomendações, ressalta, espera-se fortalecer a gestão financeira, garantir a transparência nas prestações de contas e impulsionar o desenvolvimento do esporte local em Guarapuava.
“Uma das preocupações do prefeito Celso Góes, foi pôr uma pessoa exclusivamente para tratar desses assuntos junto às associações e aos atletas, para que ambos tenham este suporte e consigam, realmente, fazer esta prestação de contas. Isto é essencial, para que a pessoa continue com certidão negativa junto ao órgão municipal.
Este é um ato de transparência e a gestão promove isso às pessoas, pois fazemos a ponte entre a controladoria e as associações. Com isso, conseguimos filtrar as informações e repassar de forma simples e precisa, para que assim, todos possam cumprir os prazos e cumprir, principalmente a finalização do termo”, detalhou Fabio.