Secretaria de Educação segue com formações de Método Teacch

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Educação (SME) realizou a continuação da formação da metodologia TEACCH. O objetivo é capacitar as professoras no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O centro universitário UniGuairacá recebeu 57 professoras durante a manhã e tarde. Assim como nos últimos encontros, a psicopedagoga Margarete Esser ministrou a formação, agora com o tema “O processamento sensorial como uma parte do tratamento”.

“A Secretaria de Educação está comprometida em oferecer formações contínuas e especializadas aos nossos professores. Estamos procurando capacitá-los a atender, com excelência, às necessidades dos nossos alunos.

Porque reconhecemos a importância de assegurar um ambiente educacional inclusivo, onde cada criança possa aprender de acordo com suas necessidades individuais”, ressaltou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

O método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação), é um modelo de educação especial e inclusiva baseado na adaptação de ambientes e valorização da capacidade cognitiva do aluno, buscando promover sua autonomia por meio do desenvolvimento de novas habilidades.

“O processamento sensorial diz respeito à forma como o sistema nervoso central gerencia as informações recebidas dos órgãos sensoriais, ou seja, os estímulos visual, auditivo, tátil, gustativo e olfativo”, destacou a assessora pedagógica da SME, Monica Cristina Menon Folador.

No total, a formação vai contar com cinco encontros, destes, três já ocorreram. Entre os temas abordados estão:

Os princípios básicos da metodologia TEACCH;

O ensino estruturado integrado ao modelo TEACCH;

O processamento sensorial como uma parte do processo.

“O encontro de hoje foi tranquilo. Nós estamos tendo continuidade sobre o Método TEACCH para trabalhar com as crianças autistas. O tema de hoje foi sobre a importância de fazer um planejamento adequado para as crianças conforme seus níveis e estabelecer objetivos específicos para cada criança sobre o que ela precisa aprender e como vamos ensinar”, contou a professora da sala de Recurso Multifuncional da Escola Hipolyta Nunes de Oliveira, Santina Pereira da Cruz Mazur.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.