Mais de 100 jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos por entidades sociais e nas unidades do Centro de Referência em Assistência (CRAS), irão participar, entre 2021 e 2022, do Programa “Jovens em Ação”.
Ação é promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), com o apoio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Na última quinta-feira (18), cerca de 25 jovens atendidos do Bairro Industrial e Distrito da Palmeirinha, participaram da retomada das atividades do programa.
A diretora técnica do Sistema Único de Assistência Social, Elenita Lodi, representou a secretária Rosangela dos Santos Virmond no evento de abertura e destacou que o programa contribui com o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“A parceria com o CIEE já é de longa data, o programa foi interrompido pela pandemia e essa retomada nos deixa muito contente, pois proporciona aos jovens que atendemos uma capacitação e oportunidade de ingressar no mercado de trabalho”, afirmou Rosângela.
Além disso, um integrante das famílias dos jovens atendidos participará do “Programa Família em Ação”, para discutir os efeitos negativos do conflito de gerações, questões econômicas, drogadição, violência, abandono, negligência, vulnerabilidade, entre outros fatores que podem causar rompimento de relacionamento familiar, muitas vezes, com consequências graves.
Os participantes que tiverem 100% de presença nas atividades receberão certificados. “Com o programa queremos que esses jovens desenvolvam o autoconhecimento e a partir daí eles consigam projetar os sonhos para o futuro”, enfatizou a psicóloga e instrutora técnica do CIEE, Maiara Andrade.
Programa
O “Jovem em Ação” do CIEE/PR é ofertado de maneira gratuita à comunidade, destinado para jovens com idade entre 14 e 22 anos, em especial, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O programa promove o acolhimento inicial do jovem que deseja ingressar no mundo do trabalho, tendo como foco a promoção da cidadania e da capacitação profissional, a fim de oportunizar o desenvolvimento da empregabilidade e a geração de renda. Ao todo, são quatro encontros.
“O programa contribui com a formação profissional, social e pessoal desses adolescentes que estão inseridos nesses encontros”, disse a técnica referência do SCFV no CRAS I, Thais Wouk.
Programa objetiva a inserção de jovens de Guarapuava no mercado de trabalho
“A intenção do CIEE é realmente incluir o jovem no mercado de trabalho. Então, o programa veio justamente para jovens vulneráveis, que estão buscando a primeira oportunidade. O intuito do programa é inserir o jovem no mercado de trabalho e mostrar para ele que ele tem essa capacidade, que ele pode realmente pensar no futuro”, explicou a prospectora na CIEE, Monica Matchuga.