Nessa terça-feira (31), a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, apresentou o projeto “Máscaras pela Vida” na Câmara Municipal de Guarapuava.
A convite da vereadora Bruna Spitzner, durante a sessão, também foram elencados outros projetos da secretaria e os dados do Centro de Atendimento à Mulher (CRAM).
“É importante a conexão e o trabalho em conjunto com o Poder Legislativo e o Poder Executivo, porque é só por meio da união desses poderes que conseguimos executar, planejar e garantir Políticas Públicas para as Mulheres como direito”, ressaltou Priscila.
Máscaras pela Vida
O projeto Máscaras pela Vida, realizado em 2020 e 2021, tem o objetivo gerar renda às costureiras e costureiros da cidade, aliando as medidas de prevenção da Covid-19 às soluções que minimizem o impacto econômico, mantendo amparo para as famílias em situação de vulnerabilidade. O trabalho repercutiu positivamente e ganhou destaque no site da Confederação Nacional dos Municípios e do SEBRAE.
No ano passado, o projeto contratou 77 costureiras. A produção chegou a 86.658 máscaras, posteriormente distribuídas para secretarias, funcionários da prefeitura e da Surg, Igrejas (Católica e Evangélicas), além de mulheres atendidas pelo CRAM. Já em 2021, foram contratadas 28 costureiras e produzidas 19.615 máscaras.
Secretária também falou sobre os cursos para formação e inserção das mulheres no mercado.
Outros Projetos
Foram apresentadas também outras iniciativas desenvolvidas pela Secretaria, que promovem autonomia econômica para as mulheres, como o Projeto Potencial Feminino e o Economia Solidária.
O Projeto Potencial Feminino teve início em 2019. A edição deste ano oferece dez cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar mulheres para o mercado de trabalho e incentivar a busca pela independência financeira.
Já o Economia Solidaria tem como objetivo contribuir na geração de renda de produtores rurais e urbanos, a partir do Mercado Produtos da Terra, fomentado pela SPPM e pela secretaria municipal de Agricultura.