Sanepar poderá compartilhar rede de esgoto com fibra óptica

Os fios expostos de telefonia, internet e de tv a cabo podem estar com os dias contados, pelo menos no Paraná. Os 36.754 quilômetros da rede de esgoto da Sanepar em todo o Estado poderão ser utilizados também como caminho para uma rede de fibra ótica robusta a ponto de suportar o novo sistema 5G. A Sanepar vem promovendo há cerca de três meses uma série de estudos que podem indicar a viabilidade desse sistema de uso compartilhado.

A lei sancionada pelo governador Ratinho Junior que dá novas atribuições à Sanepar permite essa operação. O uso compartilhado da rede de esgoto com fibras ópticas já foi adotado em vários países, mas no Brasil ainda requer regulamentação por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Agência Nacional de Água (ANA).

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca que a Companhia também é uma empresa de inovação. “Acompanhamos a evolução do setor e das demandas da sociedade. Tudo o que pudermos fazer para melhorar a qualidade de vida da população, reduzir custos e aprimorar a performance da empresa é objeto de nossos estudos e do nosso planejamento”, afirma.

O uso compartilhado pode ser uma fonte de renda alternativa para a Sanepar e, ao mesmo tempo, um ganho significativo para as empresas de comunicação. Em vez pendurar fios e cabos em postes ou de cavar buracos por todo canto, poderão usar o sistema de esgoto já existente e, com essa alternativa, chegar o mais próximo possível das residências, comércios e pontos industriais.

Um grupo de trabalho na Sanepar avalia os aspectos técnicos, regulatórios e legais para viabilizar esse uso compartilhado da rede. O acesso da fibra óptica à tubulação de esgoto ocorreria por método não destrutivo, uma tecnologia já adotada pela Companhia que usa um robô para fazer diagnóstico de rede

Deixe um comentário

Doação de sangue: antecipe sua contribuição para a Páscoa

Com apoio da ACIG, Hemocentro busca reforçar o banco de sangue para o feriado

A ACIG, em parceria com o Hemocentro de Guarapuava, convida associados e a comunidade em geral a participar da campanha especial de doação de sangue para a Páscoa. O feriado prolongado acontecerá entre os dias 18 (sexta-feira), 20 (domingo) e 21 (segunda-feira), o que aumenta a preocupação com o estoque de sangue nos hospitais.

Em períodos festivos, cresce a demanda nos bancos de sangue devido ao maior número de acidentes e atendimentos de urgência. Por isso, a Secretaria de Saúde do Estado faz um apelo para que as doações sejam antecipadas.
Para garantir um atendimento organizado e evitar superlotação, é necessário realizar o agendamento prévio da doação.

Quais são os critérios do doador?

Caso você tenha alguma doença cardíaca, diabetes ou já teve hepatite depois dos 10 anos de idade, infelizmente você não pode ser um doador de sangue. Existem também outras características que definem se você pode ser um doador ou não, por exemplo:

  1. Se você tomou vacina no últimos 30 dias
  2. Se está fazendo algum tratamento de saúde e fazendo o uso de algum medicamento
  3. Se faz o uso de homônimos esteróides anabolizantes
  4. Caso você possua alguma alteração de ferro no sangue
  5. Caso tenha contraído dengue ou teve contato com alguém com dengue nos últimos 30 dias
  6. Fez alguma cirurgia nos últimos anos
  7. Caso tenha feito algum tratamento odontológico no último mês
  8. Se fez exames de endoscopia/colonoscopia nos últimos meses
  9. Fez tatuagem, piercing, acupuntura ou sobrancelha definitiva
  10. Caso tenha trocado de parceiro/ parceira sexual nos últimos seis meses

Como me preparo para doar?

Existem alguns requisitos de preparação para quem vai fazer a doação de sangue. Na noite anterior lembre-se de dormir pelo menos seis horas. Evite comer alimentos gordurosos um dia antes e no dia da doação e não pode doar sangue em jejum. Também é preciso beber bastante água um dia antes da doação, pelo menos 2 litros. E não esqueça do seu documento oficial com foto.

A iniciativa da ACIG em apoiar e divulgar a campanha de doação de sangue reforça seu compromisso com a responsabilidade social e com o bem-estar da comunidade guarapuavana. Mais do que uma ação pontual, esse envolvimento traduz o papel ativo da ACIG na promoção de campanhas que impactam positivamente a sociedade e fortalecem os laços entre o setor empresarial e a população.

Agendamentos

Para agendar seu horário no Hemocentro mande mensagem no número (42) 98878-6311, para ligar os números são (42) 3621-3678 ou (42) 3621-3679.