Sanepar investiu R$ 1,74 bilhão nos sistemas de esgoto e água em 2022, recorde anual

A Sanepar investiu R$ 1,74 bilhão em 2022, o maior montante anual de sua história. O valor é 32% maior do que em 2021, que contabilizou R$ 1,32 bilhão. Os números confirmam a solidez da empresa e foram apresentados nesta sexta-feira (17) pelo diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, durante a divulgação do balanço.

A maior parte dos investimentos da Sanepar no ano passado – R$ 918 milhões – foi na área de esgotamento sanitário, 53% a mais que em 2021 (R$ 596,4 milhões). Em abastecimento de água, os recursos somaram R$ 688 milhões, investimentos que aproximam a Companhia de Saneamento do Paraná das metas determinadas pelo novo marco legal de saneamento.

Com 65.892 novas ligações de esgoto ao longo do ano, o índice de atendimento com rede coletora (IARCE) chegou a 78,9% da população, sendo 100% de tratamento do esgoto coletado. O novo marco estabelece 90% de esgotamento sanitário até 2033. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, a média nacional de atendimento com coleta de esgoto é de 55%, com tratamento de 50% deste volume.

Na área de abastecimento de água, a Sanepar atende 100% da população urbana, ou seja, já atende plenamente a meta do marco legal do saneamento. A média de atendimento da população com água tratada no Brasil é de 84%, dado também do Trata Brasil.

Durante a apresentação em videoconferência dirigida a acionistas e aberta ao público, Stabile destacou o esforço da empresa para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses e a busca incessante da Companhia por inovação e cuidados com o meio ambiente que, segundo ele, acompanham todos os investimentos da empresa.

“O crescimento significativo dos últimos anos e o planejamento dos próximos investimentos previstos permitem à Sanepar fazer projeções para antecipar o cumprimento das metas de universalização, tornando o Paraná o primeiro estado a atender ao marco de saneamento”, disse.

Eficiência – Em 2022, além dos investimentos crescentes, a Sanepar conquistou reconhecimento do mercado com mais um Troféu Transparência, que atesta a qualidade de suas demonstrações contábeis, entre outros prêmios, e recebeu a notícia de ter sido incluída na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que passou a vigorar em 2023.

O ano também foi de superação da crise hídrica. Depois de quase dois anos de rodízio no abastecimento, o nível das barragens voltou aos índices históricos de 100%, resultado também de uma série de ações que tornaram a empresa ainda mais eficiente. Várias obras que foram antecipadas, ampliaram a performance de produção de água da empresa.

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Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.