Sanepar investe R$ 1,26 bilhão nos primeiros nove meses do ano

A Sanepar investiu R$ 1,26 bilhão nos primeiros nove meses de 2022, um aumento de 37,4% em relação a igual período do ano anterior (R$ 918 milhões). Em esgotamento sanitário, foram investidos cerca de R$ 660 milhões, 66% a mais do que o mesmo período de 2021 (R$ 398 milhões).

Os resultados do terceiro trimestre foram apresentados nesta segunda-feira (7) pelo diretor-presidente Claudio Stabile, pelo diretor-financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demetrio, e pela diretora de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, em videoconferência dirigida a acionistas e aberta ao público.

Os dados estão disponíveis no site da B3 e no site de Relações com Investidores da Sanepar.

Mesmo depois de uma pandemia e da maior crise hídrica da história do Paraná, os investimentos da Companhia continuam vigorosos, visando principalmente a universalização do esgotamento sanitário. O Paraná deve ser um dos primeiros estados a atingir a meta de universalização prevista pelo marco do saneamento. Os atuais investimentos asseguram a manutenção de 100% do atendimento com água potável e elevaram o atendimento com coleta de esgoto a 78,4% da população, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.

Segundo a Sanepar, houve um acréscimo de 49 mil ligações de água e 46 mil ligações de esgoto em comparação aos nove meses anteriores.

Barragens – Na apresentação, a Sanepar também destacou a recuperação do nível de água das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC) da Região Metropolitana de Curitiba. Houve um pleno restabelecimento de todo o sistema pela primeira vez desde o encerramento do rodízio em 21 de janeiro deste ano.

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Já conferiu a sua conta de luz? Saiba o que está pagando na fatura todos os meses

Em Guarapuava, outono tem sido marcado com temperaturas típicas de inverno; clima também pode causar impacto na sua conta de energia

O outono chegou e em Guarapuava a nova estação tem sido marcada por dias com temperaturas típicas de inverno. E você sabia que esse clima também pode causar impacto na sua conta de energia? Principalmente porque nos horários mais friozinhos, o chuveiro elétrico e até o aquecedor acabam assumindo o posto de “vilões do consumo de energia”.

“Por isso, é importante adotar práticas de uso eficiente da energia elétrica. Alguns hábitos, quando replicados por toda a família, contribuem para a economia de energia em qualquer época do ano”, reforça o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

A orientação do gerente da Energisa tem ainda mais importância quando se compreende o que vem cobrado na fatura de energia. “A conta de energia não é apenas o cálculo do consumo. Ela é a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente”, explica, acrescentando que quanto maior o consumo, maior a incidência de impostos sobre o valor da fatura.

O que pago? Para quem pago? 

De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, já estão embutidos outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece.

Na conta de energia estão cobrados os valores referentes ao consumo do imóvel em kWh no mês; custos da geração, transmissão e distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais); encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.

De forma prática, na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), 19,2% do valor da conta é repassado para a distribuidora. Ou seja, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 19,20 ficam com a Energisa.

Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Outros 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, enquanto 14,1%