SAE de Guarapuava é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

O Serviço de Atendimento Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Guarapuava foi selecionado para participar do projeto “Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis”, dlo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.

O projeto visa reestruturar a carteira de serviços preconizada pelo Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DVIAHV/MS), fortalecer o papel do CTA na Rede de Atenção em Saúde e integrar as ações de assistência e vigilância.

O objetivo do projeto é melhorar e ampliar as atividades do CTA, como explicou a enfermeira do SAE Guarapuava, Ângela Maria de Camargo. “Este projeto é muito importante, porque vamos ser orientados, capacitados e trabalhar com o que há de mais moderno na área de DST e HIV. Será um grande aprendizado para nós, e, com certeza, trará muitos benefícios para a população atendida por nossa Unidade”, destacou.

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná indicou o SAE/CTA de Guarapuava para participar do projeto e a equipe do CTA foi contatada para ser um dos pontos focais do Programa.

“Nós fomos aprovados. Este é um fato que nunca tinha acontecido antes, e foi o próprio Estado que nos indicou. O processo seletivo para a participação iniciou com um questionário elaborado pela equipe e enviado para todos os CTA’s do Estado. Após uma seleção prévia realizada pelo grupo do Projeto Cuida CTA, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná indicou o CTA de Guarapuava”, enfatizou Ângela.

A equipe do projeto é composta por liderança, estatística, administrativo, analista de dados, monitoras de pesquisa e médicos. Durante a execução do trabalho, a equipe de monitoria de pesquisa e a equipe médica estarão mais próximas do CTA de Guarapuava.

A equipe aguarda a ciência e o alinhamento das ações do projeto com a nova diretoria do DVIAHV/Ministério da Saúde, para organizarem uma agenda de atividades com o CTA e gestores. Os trabalhos serão executados em parceria com a gestão municipal e do serviço para a reestruturação do CTA e ampliação da carteira de serviços preconizada pelo Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

PROADI-SUS – Criado em 2009, o PROADI-SUS consiste em uma parceria entre o Ministério da Saúde e instituições de excelência em saúde, como o Hospital Israelita Albert Einstein, que disponibiliza recursos humanos, técnicos e financeiros para auxiliar no desenvolvimento de projetos voltados à melhoria do SUS.

Por meio do PROADI-SUS, instituições de saúde de referência no País colaboram com o desenvolvimento de projetos estratégicos para o SUS, auxiliando na elaboração de políticas públicas, na formação de recursos humanos e na transferência de tecnologia e conhecimento.

Além disso, o programa também estimula a cooperação técnica entre instituições de saúde, promovendo a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais do setor.

Deixe um comentário

Concursos da PM e Corpo de Bombeiros do Paraná estão com inscrições abertas

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel

Abriram, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o concurso público que vai contratar dois mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O prazo de inscrição vai até 13 de maio. Os editais podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

A taxa de inscrição tem valor fixo de R$ 130, mas é possível solicitar isenção do pagamento até o dia 16 de abril por critérios sociais e outras condições. Para assumir os cargos, os candidatos devem ter concluído um curso de nível superior em qualquer área de graduação – esse é o primeiro concurso com esse dispositivo, criado pela lei estadual 21.828/2023 –, ter no máximo 30 anos e possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O candidato também deverá declarar no ato da inscrição que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral.

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Há reservas 201 vagas para afrodescendentes na Polícia Militar e de 60 no Corpo de Bombeiros Militar.

As provas serão realizadas em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Na primeira etapa, que acontecerá no dia 29 de junho, os concorrentes realizarão provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência os candidatos classificados passarão por exames de capacidade física, avaliação psicológica e exame de sanidade física, seguido de uma última fase de investigação social conduzida pela própria corporação para a qual prestaram o concurso.

Os editais completos dos dois concursos estão no site do IBFC.