Sábado foi Dia D do ‘Informação Salva Vidas’

Moradores da Vila Concórdia, do bairro Boqueirão, receberam, neste sábado (24), a 2ª edição do Dia “D” Informação Salva Vidas. A ação faz parte de um plano piloto, do grupo “Informação Salva Vidas”, que após uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o 26° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) escolheu o bairro para realização de atividades relacionadas à saúde mental pelo índice de tentativas de suicídio. 

“Temos feito essas ações em prol da saúde mental. É importante demais, cada um no seu tempo e nas suas áreas de atuação trazer essas atividades para a comunidade. Então, a gente está trazendo para os moradores muita coisa lúdica, coisas que mexem com a cabeça das pessoas de forma muito sadia, que tira ela de algum estágio não muito positivo, para elevar o pensamento e seu estado de espírito. Buscamos que com a informação, essas pessoas encontrem ou reencontrem um novo sentido da vida”, destacou a integrante do departamento de comunicação do grupo, Maria Inês Guiné.

Com uma programação para todas as idades, os moradores puderam participar de rodas de conversa sobre uso de medicamentos para a saúde mental, receberam orientações psicológicas e sobre acesso aos programas sociais. Além disso, a ação contou com oficinas de grafitagem e de artesanato. Houve também a presença da biblioteca itinerante da Secretaria de Cultura e atividades de recreação com a Secretaria de Esporte e Recreação.

O evento também contou com a divulgação dos serviços do Centro de Referência do Atendimento à Mulher (CRAM) e dos programas Potencial Feminino e Dignidade Menstrual.

Informação Salva Vidas

O grupo reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas, as Secretarias Municipais e a sociedade civil, com objetivo de promover ações relacionadas à saúde mental e o combate ao suicídio. O “Informações Salva Vidas” trabalha para criar uma rede de apoio, com intuito de fortalecer as atividades sobre o tema para além do mês de setembro.

Deixe um comentário