Roçada e capina, serviços essenciais contribuem com a beleza da cidade

Durante a estiagem, a capina e a roçada são tarefas rotineiras de limpeza e de conservação de áreas públicas de Guarapuava. O setor responsável da companhia de serviços de Urbanização (Surg), é composto por 26 funcionários, entre capinadores e operadores de roçadeira que atuam em parques, praças, centro e bairros do município. 

“O trabalho é feito por meio da remoção ou do corte próximo ao solo da cobertura vegetal de plantas herbáceas e arbustiva presente nas praças, canteiros e nas faixas de rolamento de ruas e avenidas. Realizamos o serviço pelo menos uma vez no mês em cada região, nós mantemos essa frequência assegurando um bom atendimento a população e principalmente a limpeza da cidade”, destacou o encarregado, Francisco Silvério.

O jardineiro, Jorge Luiz de Matos, de 56 anos, é líder de equipe. Ele contou que ao todo já são 24 anos de dedicação no trabalho. “Eu me dedico bastante, porque é daqui que vem o meu sustento e vem a chance de dar um futuro melhor para os meus filhos. A jardinagem é um serviço essencial para a à rotina da população, garante a segurança e a comodidade viabilizando a passagem do cidadão nesses locais”.

O roçador, Luis Sidnei, está há três anos no setor. Ele ressaltou a importância da roçada principalmente em áreas mais utilizadas pela população.

“Procuro desempenhar minhas atividades da melhor forma possível, tentando produzir menos poeira, barulho ou qualquer outro desconforto aos moradores. A gente fica feliz quando termina o serviço, né? À noite eu saio para caminhar com minha esposa e fico alegre quando passamos por esses locais, ver tudo limpinho e saber que eu fiz parte desse processo”.

Com o início da primavera, os trabalhos de jardinagem, manutenção e limpeza foram intensificados pela cidade. A roçada também teve um cronograma extenso, principalmente nas escolas e creches da rede municipal.

“Seguimos um cronograma amplo para manter a cidade organizada, limpa, dando qualidade de vida para a população. Com o retorno das aulas, visamos sempre manter, principalmente a roçadas no entorno das escolas, garantindo que as dependências das unidades permaneçam limpas e sem riscos para as crianças”, finalizou o presidente da SURG, Halmuth Brandtner .

Deixe um comentário