A busca para viabilizar a revitalização da estrada do Guairacá continua na pauta da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara de Vereadores. Uma nova visita técnica foi realizada no distrito na quinta-feira passada. Desta vez a agenda foi em parceria com o Curso de Engenharia da Campo Real.
O objetivo dessa vez foi apresentar a situação da estrada ao professor Pedro Teles Neto, que representava o curso, buscando viabilizar a elaboração do projeto de revitalização da rodovia, também conhecida como Caminhos de São Francisco. A ideia é que os alunos possam desenvolver o protótipo com supervisão dos professores.
Esse é um cenário que é bom para ambos os lados, avalia o docente. “Acredito firmemente que essa colaboração é uma oportunidade única para unir conhecimento acadêmico e necessidades da comunidade, trazendo benefícios significativos para todos”, comentou Pedro Teles Neto.
Também participaram da visita uma moradora do distrito, que possui uma pousada no local e integra o coletivo “Juntos Pela Estrada”, Professora Terezinha (PT) e sua assessoria, além de Nathalia Mattos, assessora do Deputado Antenor (PT).
No local, o professor pôde conhecer a realidade da estrada, que é estreita, com curvas sinuosas, sem acostamento e com um tráfego maior do que sua capacidade comporta. Apesar de avaliar o cenário como desafiador, Pedro Teles Neto diz que as oportunidades também estão presentes.
O docente também enxergou a revitalização como uma saída que possibilita bem mais que a segurança do trânsito. “Também será um catalisador para o turismo rural na região, beneficiando a comunidade. O impacto será positivo, e estaremos contribuindo para um futuro mais seguro e próspero”, avaliou.
Além disso, a prática didática também vai ser um ponto positivo. “Essa parceria potencial trará benefícios significativos para o Curso de Engenharia da Campo Real.
Nossos alunos terão a chance de aplicar seus conhecimentos em um projeto real, ganhando experiência prática e desenvolvendo habilidades interpessoais ao trabalhar diretamente com a comunidade”, concluiu o professor Pedro.
Ao analisar o saldo da visita, Professora Terezinha, que é a presidente da Comissão de Assuntos Relevantes, formada para tratar as demandas relacionadas à estrada do Guairacá, agradeceu a disponibilidade da instituição em colaborar.
“Quero já de antemão agradecer a parceria que conseguimos estabelecer com a Campo Real. O Curso de Engenharia Civil a fazer o projeto gratuitamente e ceder ao município, para que com o projeto em mãos o município possa destinar recursos para a revitalização daquela estrada e também o estado do Paraná possa investir na obra”, ponderou a vereadora.
Ela também disse que a cada visita ao distrito, é possível perceber a necessidade da revitalização dos caminhos de São Francisco. Ela também concorda que isso poderá trazer progresso e desenvolvimento para Guarapuava e especialmente para os moradores daquela região.
Por fim, ela ressaltou os trabalhos que vêm sendo realizados pela Comissão de Assuntos Relevantes, desde sua formação após uma audiência pública em fevereiro deste ano. “Nós não vamos desistir a partir do primeiro não, do segundo não, do terceiro não. A comunidade precisa daquela estrada”, concluiu