O ano de 2022 foi cheio de atividades e realizações na Secretaria Municipal de Habitação. Dentre as ações se destacam: 21 termos de Emissão e entrega de Título de Concessão, 837 atualizações de cadastros no Sistema Habitacional, 213 famílias visitadas para análise e avaliação social, 25 assentamentos/acompanhamentos de famílias em vulnerabilidade social e a conclusão de 520 obras comerciais, residenciais e industriais.
Além disso, 442 inscrições foram feitas para o Programa Condomínio do Idoso. Por meio deste projeto, idosos moradores de Guarapuava, terão uma ótima oportunidade na área da habitação. O projeto tem convênio com a Cohapar e a construtora Implantec, de São Bento do Sul (RS), e visa contemplar as pessoas que têm poucas oportunidades devido à idade que traz dificuldades para conseguir um financiamento.
Por meio da parceria da Prefeitura de Guarapuava com o Governo Federal, famílias do bairro Paz e Bem receberam a regularização fundiária de seus lotes. Com isso, os moradores têm mais segurança nos seus lares, garantindo qualidade de vida para essas pessoas que residem no bairro há muito tempo.
A espera de 36 famílias de operadores ecológicos, que aguardavam por um novo lar, também terminou. Com a parceria entre as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação e Meio Ambiente, foi realizada a entrega das unidades habitacionais do Programa Vida Digna.
As famílias beneficiadas por este Programa viviam em áreas de risco nos arredores dos bairros Jardim das Américas, São Miguel e Xarquinho, e possuem como principal fonte de renda a coleta de materiais recicláveis. A seleção dos participantes foi feita por meio da análise do banco de dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).