Das 100 melhores organizações sociais que atuam e residem no Brasil, doze delas estão localizadas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região Sul só perde para o Sudeste, que possui 72 do total.
Os nomes das 12 instituições acabam de ser anunciados pelos idealizadores do “Prêmio Melhores ONGs 2023”, que anualmente reconhece aquelas cuja gestão e eficiência receberam as melhores notas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto Doar e Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ), com o patrocínio da Ambev VOA, além do apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.
Na lista, disponível no site Prêmio Melhores, é possível conhecer o nome de todas as vencedoras brasileiras, incluindo as doze eleitas na Região Sul:
|
Além de já pertencer ao ranking das 100 Melhores ONGs de 2023, as organizações sulistas irão concorrer, também, nas categorias especiais do prêmio, que serão conhecidas durante a cerimônia oficial, no dia 7 de dezembro, em São Paulo.
Na ocasião, serão escolhidas as melhores ONGs por estado, pela causa, as dez melhores organizações de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, os participantes vão contar com uma grande novidade na cerimônia ao vivo”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.
Sobre o Prêmio – Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.