Realizado primeiro encontro de participantes do Projeto Mães em Rede

Nessa quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava (SMS) realizou o primeiro encontro das participantes do projeto Mães em Rede de 2024, proporcionando apoio e auxílio às gestantes e puérperas do Município. O evento ocorreu no Centro Universitário Campo Real.

“Mães em Rede é um projeto lindo e inovador para nossa saúde pública de apoio às nossas gestantes e puérperas. Além de informações de saúde, a iniciativa proporciona trocas de experiências, que são extremamente importantes para as mães”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.

A rede de apoio teve início em 2023, através do Call Center da SMS, que promove ações de forma on-line. Além dos encontros virtuais, as gestantes e puérperas podem solicitar apoio aos profissionais através do grupo via WhatsApp que inclui todas as mães participantes do projeto.

“Iniciamos esse projeto no Município para melhorar os índices de aleitamento materno. Percebemos que as mães estavam com muitas dificuldades com técnicas básicas de aleitamento, então desenvolvemos o projeto para auxiliar essas mães, tanto em teleconsulta quanto em grupos. Nós iniciamos hoje um grupo de vivência entre mães, para elas criarem uma rede de apoio entre elas mesmas. E nós, profissionais, trazer para elas, além do apoio, toda a informação técnica para auxiliá-las na amamentação”, explicou a coordenadora do Mães em Rede e do Call Center, Marcela Mino.

Durante o encontro, as participantes realizaram uma dinâmica de apoio e autovalorização, em que reconheciam suas próprias qualidades como mãe e compartilhavam sua trajetória com o grupo. Após a atividade, elas puderam receber maquiagem e manicure dos alunos do Senac e do curso de estética do Colégio Ana Vanda Bassara. Além disso, cada uma teve a oportunidade de ser fotografada para um pequeno ensaio de gestante.

Eduarda Dombrowski Kaminski, de 25 anos, relatou que a rede de apoio está sendo muito enriquecedora. “Estou grávida de um menininho e estou no finalzinho da gestação. Hoje vim participar do primeiro encontro das Mães em Rede, e a experiência do grupo está sendo ótima, porque termos uma maneira de nos apoiar e trocar conhecimento é algo incrível. E, desde o início o encontro está sendo maravilhoso”, ressaltou.

“Estou com 39 semanas e cinco dias e esta é a minha quarta gestação, (meus filhos) são todos meninos. Estou achando muito boa esta experiência de estarmos aprendendo coisas novas, porque uma gestação é diferente da outra. Então é muito bom estarmos aprendendo com outras grávidas e estarmos passando o que sabemos e já vivemos”, grifou a gestante Joice Cristina Rodrigues, de 26 anos.

Gestantes que residem em Guarapuava e queiram participar do projeto, podem entrar em contato pelo WhatsApp (42) 99145-0841.

Para conferir mais fotos do encontro, clique AQUI.

Deixe um comentário