Neste sábado (25), ocorreu o 1° Dia “D” Informação Salva Vidas, na Vila Concórdia, do bairro Boqueirão. O evento, promovido pelo grupo “Informação Salva Vidas”, reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas as secretarias municipais. De forma divertida, o encontro levou à população informação, serviços e atividades de lazer, saúde e recreação com foco principal na saúde mental dos guarapuavanos.
“Estamos muito preocupados com o aumento de números específicos de saúde mental. Com a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego, familiares, e com isso, vieram as dificuldades financeiras, que acabam gerando crise de ansiedade e depressão. Então, pensando nisso e voltado tanto para o público infantil, adolescente e adulto, foi criado toda essa união de forças para trabalhar a saúde de todos os guarapuavanos”, enfatizou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
A realização do encontro Dia “D” Informação Salva Vidas, foi possível após a realização de um levantamento pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros, que constatou que de 2019 até 2022, o número de tentativas de suicídio e casos de pessoas com problemas de saúde mental tem aumentado no município.
“Nesta pesquisa chegou-se à conclusão de que o Bairro Boqueirão recebe o maior número de pessoas indo até à UBS buscando ajuda de saúde mental. Por isso, estamos realizando esse projeto piloto aqui. A nossa ideia é estender em breve para a cidade como um todo. A gente quer chamar a atenção da população para ter a informação do que é o transtorno, onde buscar ajuda e quando procurar”, conta Claudia Cúnico Locatell, coordenadora da Divisão de Atenção Especializada.
Para Mari Chaves, de 58 anos, moradora da Vila Concórdia, receber informações sobre a saúde mental é importante, pois não é só o corpo que importa, mas também a mente. “Mente boa, o corpo também fica bom. Com informação, conseguimos ajudar as pessoas que estão com problema, ou, pelo menos, tentar ajudar. Mesmo que talvez não consiga, sabemos onde orientar a procurar ajuda especializada”, falou a moradora.
A programação contou com atrações artísticas e culturais, brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce, atendimento de profissionais da área da saúde, assistência social e das demais secretarias. As equipes ainda percorreram o bairro realizando orientações e panfletagem sobre a temática. As ações prosseguem por mais quatro meses.
Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, servidores públicos, sociedade civil, moradores da localidade, além de autoridades civis e militares.
O projeto também contou com o apoio das seguintes entidades:
— Câmara Municipal de Gurapuava
— Hemocentro Regional de Guarapuava
— Instituto Virmond
— Projeto Paixão pela Vida
— Grupo Mulheres Empreendedoras e Rotary Guairacá
— Shopping Cidade do Lagos
— Rádio T
— 26º GAC
— Secretaria municipal de saúde
— Rotary Club Guarapuava Lagoa
— Conselho de Pastores
— Associação Paranaense de Psiquiatria- APPSIQ.
— OAB Guarapuava
— ACIG
— SEMADS
— Secretaria de Esportes
— Faculdade Campo Real)
— Secretaria de Cultura.
— Sindicato Rural
— Sesc
— Interact Club
— Maçonaria Guarapuavana
— 16º BPM
— AGMA
— Hospital São Vicente de Paulo