Psiquiatra fala sobre prevenção ao suicídio para 300 jovens

O médico psiquiatra de Guarapuava José Cleber Ferreira retomou, na semana passada, as palestras sobre depressão e suicídio para jovens das escolas estaduais do município. Ao todo, participaram cerca de 300 alunos, que agora podem ser multiplicadores da mensagem de prevenção.

Na quinta-feira (05) o médico esteve no Colégio Professor Amarílio, e na quarta (04) com estudantes do Colégio Cristo Rei. “Não poderíamos ter recomeçado o projeto de forma melhor. Os encontros têm sido especiais, com os jovens atentos ao conteúdo e muito participativos no momento de perguntas, o que nos mostra a necessidade de conversarmos com eles sobre estes assuntos”, afirmou o especialista.

Cleber Ferreira reitera que depressão não é frescura e que a saúde mental precisa ser levada a sério. Nos últimos dez anos, houve um aumento de 30% nos casos de suicídio entre os jovens no Brasil, sendo a segunda causa de morte entre adolescentes.

‘Viva a Vida’ – De forma voluntária, Dr Cleber está desenvolvendo o projeto Viva a Vida com o objetivo de levar informações sobre depressão e suicídio com foco na prevenção para os alunos da rede estadual. “A ideia é ensinar sobre os fatores de risco para que eles fiquem atentos e, ao identificar alguns destes sinais, possam buscar ou indicar ajuda médica, pois depressão tem tratamento”, explica.

Agenda – Nesta semana, o médico psiquiatra levará a palestra para o Distrito de Entre Rios, no Colégio Dom Pedro I, e para o Colégio Padre Chagas.

Deixe um comentário