Prova do concurso da Adapar ocorre neste domingo

Os cerca de 1,6 mil candidatos inscritos no concurso público para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) fazem a prova objetiva do certame neste domingo (17). Essa etapa é fundamental para o processo seletivo, que visa preencher sete vagas para o cargo de Assistente de Fiscalização da Defesa Agropecuária.

As provas acontecerão em Cascavel, Curitiba, Londrina, Guarapuava, Pato Branco e Paranavaí, todas no período da tarde. Os portões dos locais de prova abrirão às 13h e fecharão pontualmente às 14h. A organização do concurso orienta que os candidatos cheguem com antecedência aos locais de prova para evitar transtornos.

Para a realização da prova, é imprescindível que os candidatos levem caneta esferográfica transparente, com tinta azul ou preta, documento oficial de identificação com foto (original e físico) e o Cartão de Informação do Candidato, devidamente impresso. Este último está disponível para impressão no site oficial do concurso, onde também estão disponíveis informações detalhadas sobre o certame. A prova objetiva terá 50 questões, sendo dividida entre Conhecimentos Gerais (20 questões) e Conhecimentos Específicos (30).

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, o que significa que mais candidatos poderão ser chamados durante esse período.

Funções – O cargo de Assistente de Fiscalização da Defesa Agropecuária requer o desempenho de diversas responsabilidades fundamentais para a manutenção da sanidade agropecuária. Entre elas estão a execução de atividades em estabelecimentos industriais, comerciais, de serviços e agropecuários para apoiar a execução dos programas, cadastros, contenção e vacinação de animais, captura de morcegos, inspeção de documentos e veículos que transportam animais, vegetais e produtos de interesse da fiscalização do trânsito agropecuário em rodovias, entre outras.

Adapar – Nos últimos anos, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná tem desempenhado um papel importante para o crescimento e defesa da produção agroindustrial do Paraná. Entre suas conquistas estão o trabalho pelo fim da vacinação contra a febre aftosa, a conquista de certificados internacionais para a expansão das vendas dos frigoríficos e a implementação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

Deixe um comentário

Concurso da Sanepar tem resultado homologado e editais publicados

Com a homologação, fica definido o resultado e a classificação dos candidatos para as vagas e para o cadastro de reserva de acordo com cada cargo e especialidades

Os resultados do Concurso Público da Sanepar foram homologados e os editais foram publicados na edição nº 11.876, desta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado do Paraná – Comércio, Indústria e Serviço. Com a homologação, fica definido o resultado e a classificação dos candidatos para as vagas e para o cadastro de reserva de acordo com cada cargo e especialidades, divulgada nos editais de 21/03/2025, disponíveis nos sites do Instituto AOCP e da Sanepar.

O diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, reafirma que a Sanepar é um destino desejado para aqueles que buscam um futuro promissor e gratificante. “A medida que os candidatos forem chamados e passarem a integrar o grande time que cuida do saneamento do Estado poderão comprovar que a Sanepar é uma empresa extraordinária para se trabalhar e poderão se somar aos demais empregados que orgulham o Paraná de ter excelentes indicadores de saneamento por meio do seu edificante trabalho nas áreas operacionais, técnicas e administrativas”, avalia.

As vagas e formação de cadastro de reserva para nível superior, previstas no Edital 03/2024, são para as especialidades de administrador, advogado, analista de informática, arquiteto urbanista, assistente de comunicação–jornalismo, assistente de comunicação–publicidade e propaganda, assistente social, bibliotecário, biólogo, bioquímico, contador, economista, enfermeiro do trabalho, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartógrafo, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geógrafo, geólogo, psicólogo e químico.

Para o nível técnico as vagas e formação de cadastro de reserva para técnico ambiental, previstas no Edital 02/2024, são para técnico em agrimensura, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em informática, técnico em mecatrônica, técnico em segurança do trabalho, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico.

A especialidade de nível médio, prevista no Edital 01/2024, é para agente de suporte para 126 cidades paranaenses.

Dentre os resultados estão atendidas as cotas de 10% das vagas para pessoas com deficiência, 10% para pessoas negras e, pela primeira vez, 2% para mulheres vítimas de violência doméstica, conforme estabelece a Lei Estadual do Paraná 19.727/2018.

Vigência – O concurso tem validade de dois anos, a partir desta terça-feira (22) e poderá ser prorrogado por igual período por interesse e conveniência da Sanepar.