Projeto voluntário levará saúde bucal para crianças e jovens na África

A UniGuairacá irá com uma equipe de voluntários para Moçambique, na África. Nessa quinta-feira (15) foi realizada uma reunião para alinhamentos, e também, feita a entrega de materiais escolares arrecadados para o projeto.

O projeto Semeadores da África, especificamente em Manhiça, Moçambique, conta com duas escolas comunitárias, que atendem crianças de 3 até 14 anos, com alfabetização, alimentação, assistência social, dentre outros. A egressa de Psicologia Hezieli Cacia da Silva Oliveira realiza trabalho voluntário desde que se formou, e trouxe para a instituição um pouco das necessidades vivenciadas.

A região atendida pelos missionários possui muitos desafios. Grande parte da população não possui acesso a serviços básicos de saúde. Por meio dessa parceria, acadêmicos de Odontologia da UniGuairacá, acompanhados pelos professores Ana Paula Prestes Virmond Traiano, Vinicius Traiano e Sandra Mara Matnei, irão trabalhar na prestação de serviços odontológicos durante duas semanas.

“As histórias, da dificuldade com dentistas e da situação precária na área da saúde, nos sensibilizaram, vendo que temos todo esse conhecimento, essa estrutura e que podemos ajudar. A ideia é usar do nosso processo de triagem e diagnóstico, encaminhar para urgência e emergência, além de cirurgias”, explicou a professora Ana Paula.

Materiais arrecadados que serão levados na missão

A diretora de Missões MSBN Internacional, Raquel dos Santos, destacou que essa parceria será de grande importância. “Dá a oportunidade para alunos e profissionais servirem voluntariamente na base missionária MSBN em Moçambique África e, ao mesmo tempo, leva cuidados na área da saúde para crianças e adolescentes desse país que não têm a oportunidade”.

As inscrições para acadêmicos interessados estão abertas até 15 de outubro pelo Portal do Aluno. A próxima etapa é a seleção dos participantes. A viagem acontecerá já nos primeiros meses de 2023. A professora Ana Paula destacou que esse é apenas o projeto piloto, mas a ideia é dar continuidade.

“Pela importância da odontologia na prevenção de doenças bucais e para fazer a diferença na vida dessas crianças, queremos manter esse projeto da UniGuairacá, montando grupos de voluntários para que demos continuidade nesses atendimentos ao longo do ano”.

Deixe um comentário