Junho é marcado pela cor violeta em alusão ao Mês de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Por isso, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Rede de Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa, desenvolveu uma semana com diversas atividades a fim de conscientizar a população sobre o tema.
No dia 12 de junho, segunda-feira, a programação inicia às 13h30, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, com a mesa redonda “Envelhecimento, Autonomia e Proteção da Pessoa Idosa” com o médico Jonilson Pires e a advogada, Maybi Francielle Panizio Brogliatto Moreira.
Na terça-feira (13), das 8h às 17h, ocorrerá um ato simbólico de entrega de flores nos grupos e serviços prestados à Pessoa Idosa.
Já na quarta-feira (14), a partir das 9h, as pessoas idosas de Guarapuava poderão participar da Caminhada da Melhor Idade. A concentração para a atividade será no Parque do Lago.
Nos dias 15 e 16, quinta-feira e sexta-feira, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, haverá a apresentação do Teatro Memórias, a ação ocorre às 14h nos dois dias.
No sábado, último dia de atividade, a SEMADS e os órgãos parceiros realizarão uma Blitz Educativa sobre o Junho Violeta, firmando as ações da semana e alertando para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos da pessoa idosa. A Blitz Educativa será das 8h30 às 10h30, na Rua XV de Novembro.
Segundo a secretária da Pasta, Elenita Lodi, ao conscientizar a população sobre a violência que pessoas idosas sofrem é de extrema importância, pois estimula a empatia e o respeito pelos idosos, incentivando a denúncia de casos de violência e a adoção de medidas preventivas.
“A conscientização da população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa é de extrema importância para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Os idosos são membros valiosos de nossa comunidade, detentores de sabedoria e experiências únicas. No entanto, muitos deles sofrem abusos físicos, psicológicos e financeiros, privando-os de dignidade e bem-estar”, grifou a secretária.
A inscrição para a abertura do evento pode ser realizada através do formulário disponível AQUI.