Programa que viabiliza caixas de água já beneficiou 12 mil famílias no Paraná

Em 2025 será lançada a 8ª edição, que entrega às famílias kits de materiais e orientação para a instalação da caixa, além do repasse de recurso financeiro

O programa Caixa D’Água Boa já beneficiou cerca de 12 mil famílias em mais de 300 municípios do Paraná. Em 2025, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) irão lançar a 8ª fase do programa, que conta com o esforço integrado das prefeituras viabilizar a seleção e o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade.

O Caixa d’Água Boa foi criado como forma de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, proporcionando o acesso à água tratada, especialmente em situações eventuais de interrupção temporária do abastecimento público.

O programa consiste na entrega às famílias de kits de materiais e orientação para a instalação da caixa, além do repasse de recurso financeiro para despesas com o serviço. A iniciativa conta com o esforço integrado das prefeituras para a seleção e o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade. A seleção das famílias é feita por órgãos municipais de assistência social ou de habitação popular.

“O objetivo maior deste programa é o de que todos tenham acesso a água tratada para garantir alimentação e higiene pessoal por 24 horas”, explica o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. Ele lembra que os reservatórios domiciliares servem para eventuais paradas no abastecimento público, seja para uma manutenção programada ou em uma situação de emergência.

“Trabalhamos para que a água não falte nas torneiras, mas há situações de queda de energia, queima de bombas ou rompimentos de tubulações que nos obrigam a parar a distribuição. Nestes momentos, a caixa é essencial”, destaca.

Ele lembra que também é preciso parar o abastecimento, muitas vezes, para adaptações ou interligações de novos equipamentos, por ocasião de obras de ampliação do sistema. “Por isso, a caixa de água é um bem necessário”, ressalta Bley.

Seleção e Orientação – As famílias beneficiadas pelo Caixa D’Água Boa são cadastradas em programas sociais, selecionadas e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou por órgãos responsáveis pela promoção de habitação popular nos municípios.

Antes das entregas dos kits, são realizadas reuniões comunitárias para que técnicos da Sanepar orientem a forma correta e mais segura de instalar a caixa. As famílias recebem um kit completo para realizar a instalação e cada uma decide se contratará um profissional ou se o serviço será feito por um morador do imóvel.

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Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril