Genomas Paraná seleciona novos voluntário

Desde abril, desse ano, o Programa Genomas Paraná realiza coleta de dados e amostras biológicas (sangue, saliva e fezes), de participantes aleatórios. Esta primeira etapa foi elaborada via sorteio das casas de Guarapuava, seguido do sorteio dos moradores. Porém, o programa pretende ampliar o número de voluntários. 

A novidade é que a partir de agora, também será realizada a seleção dos participantes por meio de um cadastro de voluntários, no site do Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC).

Os voluntários serão selecionados por ordem de inscrição, de acordo com a faixa etária e sexo, segundo o último Censo. O candidato selecionado como voluntário será, então, contatado por um pesquisador que realizará o agendamento para aplicação do questionário epidemiológico.

Segundo um dos coordenadores do Programa Genomas Paraná, o professor David Livingstone Alves Figueiredo, a meta, nesta etapa, é atingir 4500 participantes da população geral. “Serão 2000 endereços selecionados aleatoriamente, 500 idosos com idade superior a 80 anos e mais 2000 voluntários”, pontuou.

Interessados em participar, basta se cadastrar pelo do site do IPEC, disponível AQUI.

Para mais detalhes, esclarecimentos e informações, os interessados podem entrar em contato pelo email programagenomasparana@gmail.com.

Genomas Paraná – O Programa Genomas Paraná é uma iniciativa inédita de pesquisa científica e tecnológica no Brasil, que busca entender as características da população do Estado, levando em consideração a saúde, o ambiente em que se vive, o estilo de vida, o histórico familiar e o perfil genético de cada pessoa.

Guarapuava é a primeira cidade do Paraná a promover a coleta de amostras de DNA da população, em um trabalho piloto do Programa. A equipe envolve mais de 100 pesquisadores da Rede Paranaense de Pesquisa Genômica, que reúne instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, públicas e privadas, do Paraná e de outros Estados.

O estudo pretende sinalizar um conjunto de fatores de riscos para determinadas doenças, como por exemplo, os problemas cardíacos. A ideia é embasar estratégias de medicina de precisão, área interdisciplinar que alia ao perfil genético dos pacientes, os aspectos convencionais de diagnóstico e tratamento, como sintomas, história pessoal e familiar e exames complementares.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).