A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava aderiu ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Com isso o município receberá, nos próximos meses, equipamentos de informática de uso exclusivo para a terceira idade.
O programa federal visa proporcionar a inclusão digital e social da pessoa idosa, bem como contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável.
“Todos os dias temos visto novas tecnologias surgir, podemos observar que o serviço público e a sociedade tem se tornado cada vez mais conectada. Pensando na inclusão digital da pessoa idosa do nosso município, vimos a necessidade de estar aderindo ao programa. Ao longo desses últimos meses, temos trabalhado para trazer novidades aos grupos de idosos de Guarapuava”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.
O conjunto de equipamentos que serão recebidos, estão vindo por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Sendo composta por 8 computadores, 1 televisor e uma impressora.
“A adesão ao Programa de Equipagem do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, é de suma importância para o município de Guarapuava, o nosso projeto busca garantir esses equipamentos para melhorar e fortalecer a política municipal da pessoa idosa”, enfatizou o chefe da Divisão de Gestão do SUAS, Valdir Rodrigo da Rosa.
As atividades, oficinas e cursos que devem ser desenvolvidas após a chegada dos equipamentos do programa, estão sendo pensadas em quatro campos de ação: tecnologia, saúde, mobilidade física e educação.
As próximas etapas referentes ao programa, acontecerão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade 1, do bairro Industrial, através do departamento de Proteção Social Básica.