Com a temática ‘Discussão de Boas Práticas e Desafios na Atenção Domiciliar, nessa segunda-feira (12), houve a abertura do 1° Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar em Guarapuava. O evento reuniu centenas de profissionais da área na UniGuairacá, com o objetivo de orientar, preparar e possibilitar a troca de experiências, juntamente com a equipe do Programa Melhor Em Casa.
O simpósio, que segue até a próxima quarta-feira (14), será dividido em três modalidades. Na primeira modalidade, que é voltada à difusão de conhecimentos, são realizadas as conferências e mesas redondas sobre os temas mais relevantes da atualidade no âmbito da atenção domiciliar. A segunda modalidade tem como foco a capacitação profissional, sendo realizados minicursos. Já a terceira modalidade, é direcionada à disseminação científica.
“É um prazer imenso ter todos esses profissionais reunidos aqui. O simpósio foi uma ideia que surgiu há muito tempo, e em decorrência da pandemia, os nossos planos foram atrapalhados e não conseguimos dar início já naquele momento. Mas não desistimos de juntar ideias e realizá-lo. Foi uma troca de experiências. Quando falamos de atendimento domiciliar, estamos falando de futuro, ademais, estar à frente de serviços como este é apaixonante, então com isso, fomos reunindo essas ideias, o que se tornou esse grande evento que se inicia hoje. Esse momento é de divisão de experiências e aprendizado. Isso tudo nos deixa muito felizes”, destaca a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria Theresa Melhem Pelissari.
A Atenção Domiciliar (AD), como modalidade de Atenção à Saúde, vem conquistando cada vez mais representatividade no que se refere às ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento, reabilitação e paliação em domicílio, buscando, a cada dia, expandir estratégias de cuidado que promovam bem-estar aos usuários e suas famílias.
Para a secretária de saúde, Chayane Andrade, o encontro é essencial para a disseminação de ideias e compartilhamentos dos dados de atendimentos e resultados positivos na região. “É com imensa alegria que fazemos parte desse encontro, pois conhecemos o programa e sabemos que é um serviço de qualidade. Tanto é, que isso se reflete muito na noite de hoje com esse primeiro simpósio internacional. Esse evento é de fato um marco para nossa caminhada na saúde pública, e com certeza é o primeiro de muitos”, pontuou Chayane.
A palestrante da noite, foi a coordenadora geral de atenção hospitalar e domiciliar do Ministério da Saúde, doutora Mariana Borges Dias. Mariana é especialista em clínica médica e políticas públicas informadas por evidência, com áreas de atuação exclusivas no Sistema Único de Saúde (SUS), em atenção básica, urgências, gestão hospitalar. Ela é atuante na atenção domiciliar há 24 anos, como médica da equipe, em gestão municipal. E, desde 2011, trabalha na gestão federal, como referência técnica para o Programa Melhor em Casa, na coordenação geral de atenção hospitalar e domiciliar do Ministério da Saúde em Brasília.
“Fico muito lisonjeada em poder estar aqui nesta cidade, terra de gente visionária e muito trabalhadora. E eu fico muito feliz que em Guarapuava há autoridades com essa visão amplificada para coisas relacionadas à saúde, pois isso é essencial, fazendo com que políticas públicas funcionem, sempre pensando sobre os serviços, o ensino, e, principalmente a necessidade da população. Guarapuava é uma terra com muita sorte em ter tantos profissionais capacitados e que trabalham para que programas como esse alcancem, cada dia mais, e mais pessoas, levando muita saúde e qualidade de vida para todos”, finalizou a médica.