Professores de Guarapuava participam de aperfeiçoamento em Francisco Beltrão

Entre os dias 16, 17 e 18 de maio, foi realizado pelo Centro de Apoio Pedagógico (CAP) Beltrão, em Francisco Beltrão, uma formação para professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na área de deficiência visual, assim como para equipes pedagógicas que trabalham com alunos que possuem deficiência visual. Essa formação busca aperfeiçoar métodos de ensino específicos para alunos com deficiência visual – baixa visão ou cegueira.

Representando Guarapuava, participaram da formação professores das Salas de Recursos da Escola Municipal São José, juntamente com a assessora pedagógica, Cristina Guerra Daniel.

De acordo com a professora Cristina, esse tipo de formação é indispensável e possibilita que os professores ofereçam um ensino de maior qualidade aos alunos que possuem deficiência visual.

“Este tipo de formação permite que nossa equipe se aperfeiçoe no atendimento de alunos que possuem algum tipo de deficiência visual. Nosso propósito é sempre oferecer o melhor ensino para todos os alunos”, contou Cristina.

Durante o curso, foram trabalhados temas como: Patologias; caracterização da baixa visão e cegueira; aplicação do teste de Snellen (que serve para verificar a acuidade visual); como se relacionar com a pessoa cega; sorobã; braille; informática acessível, entre outros.

De acordo com o secretário de educação, Pablo Almeida, essa ação é importante para favorecer o ensino de qualidade, de forma inclusiva e acessível para todos.

“Cada criança merece ser atendida de acordo com suas necessidades, e temos trabalhado de forma contínua para que a inclusão seja efetivada nas nossas Unidades de Ensino. Proporcionamos esse momento para capacitar os professores de forma específica na sua área de atuação, impactando diretamente no aprendizado dos alunos atendidos”, afirmou Pablo.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).