O Procurador Geral do Município, Orides Negrello Neto, e o fiscal tributário, Ricardo Kaszevski, participaram de uma reunião virtual, nesta sexta-feira (01), com as procuradoras do município de Blumenau, Cleide Regina Furlani Pompermair e Ângela dos Santos Farias, sobre o projeto de implantação da Câmara de Transação Tributária.
A Câmara procura desburocratizar a cobrança de tributos como impostos, taxas e contribuições de melhoria e dá oportunidade aos contribuintes para regularizar as dívidas tributárias e não tributárias perante a Fazenda Pública de forma extrajudicial. Isso ocorre por meio de negociações com a Prefeitura e com a racionalização dos procedimentos junto ao cartório judicial.
“É um projeto inovador. Buscaremos, com a implantação da Câmara de Transação Tributária, a otimização dos processos de execução fiscal, a fim de dar resolução aos conflitos tributários, maior celeridade nos processos, desburocratizar as cobranças das dívidas, reduzir os dispêndios e, sobretudo, facilitar a negociação entre o contribuinte e a Prefeitura”, destacou o procurador, Orides Neto.
O modelo de Transação Tributária foi premiado em primeiro lugar, na categoria Juiz, na 17ª edição do Prêmio Innovare (2020). A premiação nacional valoriza iniciativas que aproximam o cidadão do Poder Judiciário. O projeto recebeu destaque por melhorar a tramitação e diminuir o número de processos para aliviar o sistema de Justiça.
A expectativa é regulamentar nos próximos meses o funcionamento da Câmara de Transação Tributária em Guarapuava, implementando as primeiras ações no início de 2022.