Procon realiza orientação para idosos sobre golpes

Nesta semana, o Procon de Guarapuava deu início a uma série de encontros com os grupos de idosos que se reúnem junto aos CRAS, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS). O objetivo é orientar este público sobre os principais golpes eletrônicos que vêm sendo aplicados, assim como maneiras de identificá-los e de se prevenir para não cair nessas armadilhas.

A iniciativa se deu em razão do registro diário de reclamações junto ao Procon, de pessoas vítimas de golpes pela internet, sendo que em sua maioria, têm mais de 60 anos.

Desta forma, o Procon percebeu a necessidade de trabalhar de forma intensiva, apresentando como os golpistas atuam, desde a abordagem até a concretização do delito. A ação é uma maneira de prevenir golpes. Os assuntos são trabalhados de forma ilustrativa.

“Nós estamos apresentando qual é a dinâmica do golpista, mostrando, inclusive, imagens das mensagens que eles (os idosos) podem receber. Estamos orientando também sobre o que eles precisam fazer quando estiverem de frente com uma situação dessa”, explicou Luana Esteche, coordenadora do Procon no município.

O Procon já havia realizado outros tipos de atividades de orientação por meio da internet e do rádio, mas concluíram que não era o suficiente. Agora, a nova ação vai focar em grupos isolados, começando com os idosos e trabalhando com um ou dois grupos semanalmente, para depois ser estendida para outros públicos.

Uma campanha de divulgação de golpes também será iniciada em breve pelo órgão de defesa do consumidor, com o uso de cards compartilhados nas redes sociais da prefeitura e do Procon, para alertar as pessoas e orientá-las.

Confira as próximas datas:

17/8 – CRAS 4 – 13h30 às 16h30

21/8 – CRAS 2 Morro Alto – 13h30 às 16h30

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril