Procon realiza campanha de renegociação de dívidas em Guarapuava

Entre os dias 15 de março e 15 de abril, inadimplentes de Guarapuava poderão renegociar suas pendências no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2024. A ação é realizada pela  Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o País.

E em comemoração ao dia do consumidor, 15 de março, o Procon de Guarapuava sendo parceiro desta ação, realizará orientações à população sobre formas de renegociação de dívidas, sejam elas com bancos ou financeiras. A equipe do Procon estará no Calçadão da Rua XV de Novembro, perto das Casas Pernambucanas das 09h30 às 11h30, e das 14h às 16h.

“Oportunidades como essas são importantes para que o consumidor consiga renegociar suas dívidas mediante um bom desconto. No entanto,  o consumidor sempre deve estar atento aos possíveis golpes e sempre conferir a idoneidade dos canais de renegociação”, enfatizou a coordenadora do Procon de Guarapuava e presidente do Fórum dos Procons do Paraná, Luana Esteche.

O objetivo da ação, segundo Luana, é estimular a redução da inadimplência e do superendividamento da população. Somando forças com o Desenrola Brasil, o Mutirão é mais uma iniciativa para facilitar esse processo.

Além do mutirão, quem tiver interesse poderá realizar a negociação no portal Consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. Você pode acessar o portal usando a sua conta Gov.br prata ou ouro. Ele irá receber pedidos de consumidores interessados em negociar com um ou mais bancos e financeiras que participam do Mutirão.

Quem pode negociar

Podem negociar no Mutirão 2024 pessoas que tiverem dívidas em atraso com bancos e financeiras, desde que essas dívidas não estejam atreladas a bens dados em garantia. O processo de negociação é fácil e oferece a oportunidade para que as pessoas saiam da inadimplência.

Quais dívidas podem ser negociadas

Qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis). Ou seja, a pessoa pode conseguir um acordo para saldar dívidas no cartão de crédito, crédito consignado, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito.

O Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Caso o cidadão esteja superendividado ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família, a recomendação é entrar em contato com o Procon e pedir orientação.

Não serão aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia.

Deixe um comentário