Procon: Operadoras de celular do Paraná devem melhorar na comunicação com clientes

Uma pesquisa do Procon-PR realizada entre os dias 26 e 28 de janeiro com mais de mil consumidores mediu a forma de consumo de telefonia celular no Paraná. De acordo com o órgão, 55,6% utilizam as opções “controle” e “pré-pago”, nas quais o consumidor só paga quando utiliza, e 43,5% utilizam os serviços de telefonia na modalidade “pós-pago”, aquela em que o consumidor recebe faturas mensalmente

O restante (0,08%) afirmou não saber qual a modalidade do seu plano de telefonia celular. Das 1.100 respostas, apenas seis consumidores informaram não utilizar telefone celular.

Cerca de 56%, ou 612 entrevistados, tiveram acesso ao contrato no momento da contratação, mas somente 180 consumidores leram as condições contratuais. Outros 484 consumidores informaram que não tiveram acesso ao contrato no momento da contratação. Desses, 188 clientes buscaram esclarecimentos sobre as condições do serviço pelo aplicativo das operadoras ou internet.

A pesquisa apontou ainda que 456 consumidores (entre mais de mil) consideram as informações sobre seu plano (disponíveis nos aplicativos das operadoras) inacessíveis ou pouco claras. Além disso, 24,2% nunca consultaram as informações nos aplicativos.

De acordo com o estudo, 822 entrevistados afirmaram que já tiveram problemas com sua operadora, sendo que pouco mais da metade informou que as reclamações foram solucionadas de forma espontânea. O levantamento aponta que 348 clientes tiveram que buscar auxílio por meio de canais de denúncia (Procons, consumidor.gov.br e Juizados Especiais, por exemplo) para ter seu problema resolvido.

De acordo com o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, a pesquisa aponta uma realidade preocupante. “A informação é um direito básico do consumidor e precisamos lutar por ela”, disse.

“As empresas precisam melhorar a oferta, mas a gente também precisa ler, se informar, e a gente não lê”, completou Claudia Silvano, diretora do Procon-PR.

Diante desse quadro, o órgão vai expedir uma recomendação para as empresas que atuam no Paraná para buscar formas de melhorar a comunicação com os clientes, visando o cumprimento fiel dos contratos assinados.

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Energisa anuncia investimentos de R$ 527 milhões em 2025

Só em Guarapuava serão mais de R$ 7 milhões para modernização do sistema elétrico, melhorias e projetos de desenvolvimento, sustentabilidade e eficiência energética  

A Energisa Sul-Sudeste – que, além de Guarapuava, atende mais 81 municípios – anunciou que investirá R$ 527 milhões em 2025, em toda a sua área de concessão. O montante investido visa beneficiar os mais de 900 mil clientes da distribuidora, por meio de obras de modernização, expansão e automação do sistema elétrico; reformas e melhorias; aumento de cargas e novas ligações; combate a perdas de energia e projetos de desenvolvimento, sustentabilidade e eficiência energética.

Somente em Guarapuava, os investimentos ultrapassam R$ 7 milhões, sob o compromisso de melhorar a qualidade da energia que chega aos imóveis residenciais, comerciais, industriais, nas áreas urbanas e rurais. “No ano em que o Grupo Energisa completa 120 anos de fundação, reafirmamos o nosso compromisso de oferecer energia de qualidade, com um modelo operacional único, focado na excelência e melhoria contínua”, destacou Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

Em âmbito nacional, o anúncio do Grupo Energisa prevê robustos investimentos da ordem de R$ 6,2 bilhões para o ano de 2025, em linha com o realizado em 2024. A distribuição de energia elétrica em 11 estados do Brasil, core business do Grupo, seguirá recebendo a maior parte dos recursos.

“No ano em que o Grupo Energisa completa 120 anos de fundação, reafirmamos o nosso compromisso de oferecer energia de qualidade, com um modelo operacional único, focado na excelência e melhoria contínua”, afirmou Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

“A jornada da Energisa é marcada pelo DNA empreendedor, espírito visionário e pioneiro; bem como pela expansão e diversificação dos seus negócios. E isso fica muito bem exemplificado se olharmos a história da companhia, especialmente os últimos 25 anos”, disse Ricardo.

“Ao longo desse curto período, consolidamos nossa expertise em turnarounds bem-sucedidos, e acumulamos experiência de como operar em novos segmentos, em conhecer a fundo as nuances do setor de energia e os perfis dos nossos clientes. Diversificamos os negócios, com ênfase em elétrons, moléculas e bytes, promovendo a transição energética e o desenvolvimento econômico das regiões que operamos, além de nos dedicarmos a oferecer a melhor solução de energia para os nossos clientes”, finalizou.

Responsabilidade social  
Além do compromisso de levar energia de qualidade, a Energisa ainda se faz presente na comunidade por meio do fomento à educação e cultura, iniciativas socioculturais e ambientais.

Simultaneamente, em todo o território de sua área de concessão, a Energisa tem promovido transformação por meio de ações de segurança e uso consciente da energia através do Energisa da Comunidade, palestras, teatro, troca de lâmpadas e projetos de eficientização via chamada pública pelo Programa de Eficiência Energética (PEE).

“Nosso compromisso vai muito além do fornecer energia elétrica. A Energisa participa do cotidiano das pessoas e atua em prol do desenvolvimento e transformação dessas localidades na economia, educação, informação, acesso à cultura e oportunidades de geração de emprego e renda”, complementou José Adriano Mendes Silva, diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste.