Nos dias 21 e 22 de setembro, o Procon, juntamente com o Conselho Regional de Educação Física (CREF), fiscalizou 12 academias em Guarapuava.
Foram analisadas as condições de 52 profissionais de Educação Física e notificadas duas academias por irregularidades. O relatório do trabalho foi apresentado na última segunda-feira, dia 25 de setembro.
Segundo a diretora da Superintendência do Procon no Município, Luana Esteche, durante as vistorias, foram verificadas as condições dos aparelhos nos estabelecimentos, bem como a situação dos documentos dos espaços, além das matrículas e contratos dos alunos.
“Durante a vistoria, foram analisadas diversas situações das academias de Guarapuava, como as condições dos aparelhos e documentações para funcionamento. Duas delas foram notificadas.
Uma estava com um estagiário sem contrato ativo e a outra, não contava com um profissional responsável pelo estabelecimento, sendo que a aula, naquele instante, era ministrada por um acadêmico de educação física”, detalhou Luana.
Conforme o órgão de defesa do consumidor, antes de efetivar a matrícula em uma academia, é fundamental que o aluno verifique as reais condições do estabelecimento para que não tenha problemas futuros.
“É fundamental que, antes de se matricular em uma academia, a pessoa verifique se aquele estabelecimento possui profissional de educação física credenciado, devidamente habilitado durante o período que a academia está aberta.
Acidentes que repercutiram nacionalmente, chamaram a atenção para este problema. Em um caso específico, a pessoa chegou a quebrar a coluna. O aluno ficou paraplégico. Por isso, a segurança é fundamental”, concluiu Luana.