Procon divulga variação no preço do combustível em Guarapuava em um ano

Em pesquisa realizada pelo Procon de Guarapuava na última semana, foi verificada a diferença no preço do combustível em um ano. Segundo o coordenador do Procon, Irineu Rodrigues Junior, a intenção foi demonstrar quanto o consumidor está pagando a mais pelos combustíveis.

Todos os combustíveis estão com preço médio mais alto. Esse aumento representa, em média, R$0,17 centavos a mais por litro para o consumidor. Entre os postos pesquisados, tais variações variam entre 2,57% a 8,66% na gasolina comum, entre 3,38% a 10,87% no etanol, bem como variação de 2,22% a 8,41% na gasolina aditivada, destacou Irineu.

A pesquisa também revelou que há variação no preço do combustível atualmente nos 28 postos de gasolina. O consumidor, para encher um tanque de 50 litros, consegue economizar R$10,00 no etanol, R$12,50 na gasolina comum e R$16,00 na gasolina aditivada, completou o coordenador.

Qualidade do combustível

Além do preço, o Procon de Guarapuava também orienta os consumidores a verificarem a procedência do combustível dos postos. Há em todos os estabelecimentos o teste de qualidade do produto, que é obrigatório e verifica o excesso de álcool na gasolina. Esse teste pode ser solicitado em qualquer ocasião pelo consumidor.

Se o posto negar a realização do teste, o consumidor pode denunciar tanto ao Procon no telefone 151, como à ANP (www.anp.gov.br). Fique atento também à litragem, e se houver desconfiança, a denúncia também pode ser feita junto ao órgão de defesa do consumidor, explica Irineu.

Deixe um comentário

Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.