Procon discute medidas para diminuir filas de espera em bancos de Guarapuava
Na última quinta-feira (18), o Procon de Guarapuava realizou uma reunião com as ouvidorias dos bancos Itaú, Bradesco e Santander. Motivo foi o grande número de reclamações relacionadas ao tempo de espera em filas. Foram constatadas irregularidades, onde os usuários aguardavam mais de uma hora para atendimento, inclusive do lado de fora das agências, devido à falta de pessoal interno.
“Estamos comprometidos em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Não vamos tolerar que nossos cidadãos sejam prejudicados por práticas inadequadas. Continuaremos a monitorar e tomar as medidas necessárias para garantir que os bancos cumpram suas obrigações”, comentou a superintendente do Procon Guarapuava, Luana Esteche Nunes
O Procon já havia realizado várias intervenções junto aos bancos, solicitando melhorias nos atendimentos e diminuição no tempo de espera. Isso resultou na lavratura de pelo menos 7 autos de infração e 3 de constatação, o que não foi suficiente para a regulação da questão.
A digitalização dos serviços e a expansão dos canais de atendimento digitais também é uma preocupação do Procon. Embora o objetivo seja melhorar o atendimento ao consumidor, dificulta o atendimento para os idosos e vulneráveis. Por isso, foi solicitado que a digitalização venha acompanhada de campanhas de educação digital e conscientização de prevenção de golpes.
As demandas foram repassadas para as ouvidorias dos bancos e os mesmos terão o prazo de 15 dias para apresentarem por escrito medidas e cronograma para melhorias e fim dos problemas.
A reunião foi acompanhada pelo Sindicato dos Bancários, já que questões como diminuição e falta de funcionários também acarretam uma sobrecarga aos demais, e interferem na qualidade da prestação dos serviços.
Para mais informações ou dúvidas entre em contato com o Procon de Guarapuava, pelo telefone (42)3142-1913 ou pelo email [email protected].