Procon de Guarapuava aponta irregularidades em agências bancárias

Após uma onda de denúncias apontando a ausência de funcionários e o excesso no tempo de espera em unidades bancárias do município, o Procon de Guarapuava realizou uma operação com o intuito de fiscalizar quatro agências da cidade. 

Durante a fiscalização, que foi realizada entre os dias 6 e 8 de junho, foram registrados seis autos de constatação, que além de comprovarem as irregularidades das agências também servem de métrica para aplicação de multa.

De acordo com a diretora do Procon, Luana Esteche, as filas chegaram a bater 1h40 de espera. “É lamentável tamanho desrespeito aos Consumidores por parte de algumas agências bancárias da cidade, havendo um tremendo descaso dos fornecedores que insistem em descumprir a lei.”, explicou Luana.

Ainda segundo a coordenadora, é importante ressaltar, que o órgão de defesa do consumidor já havia notificado as agências bancárias da cidade para que se adequassem ao decreto municipal, que prevê como limite máximo de espera 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias específicos, como: dias subsequentes a feriados prolongados, dia de pagamento a funcionários públicos, dia do vencimento de faturas de serviços públicos e nos dias de recebimento de tributos públicos.

Ainda, segundo o Procon, é necessária a manutenção dos caixas eletrônicos de algumas agências, possibilitando o aumento do atendimento, bem como realização de triagem nas filas de espera. Caso não haja o cumprimento da medida, que será imposta no dia de hoje, poderá ser aplicada multa por desobediência, com base no Código de Defesa do Consumidor, multa essa que pode chegar a mais de R$1 milhão.

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Já conferiu a sua conta de luz? Saiba o que está pagando na fatura todos os meses

Em Guarapuava, outono tem sido marcado com temperaturas típicas de inverno; clima também pode causar impacto na sua conta de energia

O outono chegou e em Guarapuava a nova estação tem sido marcada por dias com temperaturas típicas de inverno. E você sabia que esse clima também pode causar impacto na sua conta de energia? Principalmente porque nos horários mais friozinhos, o chuveiro elétrico e até o aquecedor acabam assumindo o posto de “vilões do consumo de energia”.

“Por isso, é importante adotar práticas de uso eficiente da energia elétrica. Alguns hábitos, quando replicados por toda a família, contribuem para a economia de energia em qualquer época do ano”, reforça o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

A orientação do gerente da Energisa tem ainda mais importância quando se compreende o que vem cobrado na fatura de energia. “A conta de energia não é apenas o cálculo do consumo. Ela é a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente”, explica, acrescentando que quanto maior o consumo, maior a incidência de impostos sobre o valor da fatura.

O que pago? Para quem pago? 

De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, já estão embutidos outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece.

Na conta de energia estão cobrados os valores referentes ao consumo do imóvel em kWh no mês; custos da geração, transmissão e distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais); encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.

De forma prática, na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), 19,2% do valor da conta é repassado para a distribuidora. Ou seja, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 19,20 ficam com a Energisa.

Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Outros 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, enquanto 14,1%