Procon de Guarapuava ajuda população a negociar débito com a Sanepar

Entre os dias 17 e 29 de julho, o Procon de Guarapuava realiza orientação aos consumidores sobre a regularização de débitos com a Sanepar para evitar o corte no fornecimento de água.

A coordenadora do PROCON de Guarapuava, Luana Esteche, explicou que a Sanepar havia suspendido todos os cortes em razão da pandemia.

“Porém, este ano, o órgão iniciou a retomada desses cortes de abastecimento de água aos consumidores que possuem débitos. E em razão disso, existe uma previsão de mais ou menos 14 mil matrículas que possam ter o corte iniciado agora em agosto e isso, nos trouxe uma preocupação muito grande”, detalhou Luana.

“Por isso, estamos lançando duas semanas de orientação sobre essas negociações de dívidas com a Sanepar. Essas dívidas podem ser negociadas diretamente com o PROCON ou na Sanepar”, completou a coordenadora.

Segundo Luana, o parcelamento já está sendo realizado pela Sanepar, entretanto, o Procon viu a necessidade de promover essa negociação com em parceria para intensificar a adesão dos consumidores e auxiliá-los nos trâmites.

Durante esse período, não serão cobrados: multa de 2% e juros moratórios de 0,033% ao dia, referente às faturas em atraso negociadas via Programa de Recuperação de Crédito Cliente Particular de 2022 (RECLIP 2022).

Também não haverá valor mínimo de entrada, exceto para ligação inativa sem religação. Será reduzida a taxa de juros de parcelamento de 1,30% para 0,3% ao mês (para matrículas ativas e inativas quando com religação), e o parcelamento poderá ser feito em até 60 vezes, com dispensa de valor mínimo por parcela.

“Portanto, é muito importante que os consumidores se antecipem e façam a adesão a essa oportunidade de negociação e parcelamento, antes do mês de agosto, para evitar o desabastecimento de sua residência ou comércio. Além disso, o PROCON vai estar orientando e auxiliando aos usuários para que todos já saiam com o seu parcelamento realizado”, finalizou.

Documentação necessária para realizar a negociação:

  • Documento de identidade e CPF/CNPJ;
  • Endereço completo;
  • Se Pessoa Jurídica, CNPJ, Contrato ou Estatuto Social, e documento do responsável pela empresa.
  • Documentos que comprovem propriedade, posse ou locação do imóvel: escritura pública, matrícula do registro do imóvel, carnê do imposto predial territorial urbano (IPTU), contrato particular de compra e venda com firma reconhecida em cartório (acompanhado de título de propriedade) ou contrato de locação.

O PROCON de Guarapuava fica localizado na Rua Capitão Frederico Virmond, esquina com Rua Professora Leonídia, 1913, Centro. (Antigo Fórum).

Deixe um comentário