Procon alerta consumidor sobre a importância de pedir a nota fiscal

O Procon-PR realizou, entre os dias 25 e 27 de setembro, uma pesquisa com mais de 600 consumidores sobre o hábito de pedir nota fiscal e comprovou que parte significativa dos entrevistados, quase 50%, nunca pede nota ou só solicita dependendo do valor do produto. 

A pesquisa mostrou ainda que embora a maioria dos entrevistados (586 pessoas) conheça o Programa Nota Paraná, aproximadamente 30% ou não têm cadastro ou nunca o consulta o site para verificar créditos ou prêmios.

Apenas 32,5% dos participantes da pesquisa afirmaram saber que ao utilizar o Nota Paraná e pedir CPF na nota o documento fica arquivado por 15 meses no aplicativo e pode ser resgatado caso haja algum problema com o produto adquirido.

Os dados apurados são preocupantes por diversas razões, segundo Claudia Silvano, chefe do Procon-PR. A primeira delas é que para exigir os seus direitos, até mesmo junto ao vendedor de um produto, por exemplo, é preciso que haja a apresentação de um documento que comprove a relação de consumo. A mesma exigência se faz caso seja necessária a abertura de um processo administrativo no Procon-PR ou ao propor uma ação judicial.

“Além de todos os benefícios, o Nota Paraná é uma uma mão na roda para o consumidor, pois são inúmeros os casos de pessoas que perdem a nota fiscal e depois não têm como reclamar. Se pedir CPF na nota ela está lá, disponível no aplicativo”, disse Claudia.

Menor Preço – Além disso, cada vez que um consumidor pede nota fiscal, os dados da nota vão para o aplicativo Menor Preço, o que ajuda todos os consumidores a economizar, já que o programa permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto, instantaneamente, em mais de 100 mil estabelecimentos participantes. As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento faz uma venda. Mais de 10 milhões de preços são atualizados semanalmente.

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Turismo de Itaipu recebe mais de 14 mil visitantes durante o feriado prolongado

Domingo (20) foi o dia mais movimentado, com 4.584 atendimentos

Os atrativos turísticos da Itaipu Binacional receberam um total de 14.147 visitas durante o feriado prolongado da Páscoa e do Dia de Tiradentes, entre os dias 18 e 21 de abril. O destaque foi o domingo (20), que registrou o maior fluxo, com 4.584 atendimentos.

A expectativa inicial, com base em anos anteriores, era de aproximadamente 6 mil visitantes no período — número que foi mais que dobrado com a alta procura pelos atrativos da usina.

Para acolher esse público, o Complexo Turístico Itaipu promoveu uma programação especial, com atividades voltadas para toda a família. Os visitantes puderam participar de quiz interativo com prêmios, aproveitar a pintura facial temática e interagir com a mascote Capivara, que percorreu os atrativos, divertindo crianças e adultos.

A adesão às atividades foi expressiva, e os resultados também foram positivos nas avaliações: 91% dos visitantes atribuíram nota acima de 8 em pesquisas de satisfação e avaliações no Google durante o período.

As atividades integraram uma operação especial de atendimento, que incluiu o reforço na estrutura e a ampliação dos horários dos passeios – medidas que contribuíram para o clima acolhedor e festivo que marcou os quatro dias de visitação intensa.

Resultados
O passeio mais procurado foi a Itaipu Panorâmica, com 10.302 visitas, seguido pela Itaipu Especial, com 1.495, e pela Itaipu Iluminada, com 1.011. Também se destacaram o Refúgio Biológico Bela Vista, com 748 visitas, o Ecomuseu, com 552, e o passeio Itaipu By Bike, que recebeu 39 ciclistas.