Prêmio colocará queijos do Paraná em evidência
Prêmio
O Prêmio Queijos do Paraná tem 19 categorias: 12 voltadas a variedades produzidas a partir de leite de vaca; duas de leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala; e uma categoria para criações, como queijos aromatizados ou condimentados. Um dos pré-requisitos é que os queijos participantes – artesanais e industriais – tenham sido produzidos no Paraná. A expectativa do comitê gestor é que entre 300 e 400 queijos participem do prêmio.
Um dos principais aspectos da iniciativa é que os queijos não concorrem diretamente uns com os outros. Eles serão avaliados por uma banca especializada e receberão pontos de 0 a 20, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão condecorados com a medalha de ouro. Para receber medalha de prata, é preciso fazer pelo menos 16 pontos. Quem fizer 14 pontos, fica com o bronze. A comissão julgadora pode, ainda, indicar os melhores queijos à seleção final, que podem ser reconhecidos com a medalha super ouro.
“Não vai ser você contra o seu vizinho. Vai ser você contra a sua própria qualidade. Cada queijo será avaliado por especialistas, que vão ser treinados para fazer uma análise do ponto de vista sensorial, de questões sanitárias e demais condições de qualidade, colocando uma pontuação de acordo com os critérios estabelecidos”, explica o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, Ronei Volpi.
Além de poderem usar os selos das medalhas na embalagem de seu produto, os produtores dos queijos condecorados também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto.
GALERIA: para conferir fotos do evento, clique aqui.